APERFEIÇOAMENTO: Rondônia participa do 122° Fórum Nacional de Secretários da Administração, em Minas Gerais


APERFEIÇOAMENTO: Rondônia participa do 122° Fórum Nacional de Secretários da Administração, em Minas Gerais

Consad é formado por secretários de Administração/Gestão de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal

Porto Velho, RO - Com objetivo de debater soluções criativas para o aperfeiçoamento da gestão pública no Brasil, O Governo de Rondônia participou do 122° Fórum Nacional de Secretários da Administração, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração – Consad, na quinta (9) e sexta-feira (10), em Belo Horizonte (MG).

O Poder Executivo foi representado pela gestora da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog, Beatriz Basílio, da equipe técnica, e de representantes da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas – Segep, Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação – Setic e Superintendência Estadual de Licitações – Supel.

No primeiro dia de evento, no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG, os gestores debateram a elaboração de um e-book de boas práticas na gestão pública, a ser disponibilizado no final do ano. Durante a tarde, foram realizadas discussões sobre transição de governo, gestão patrimonial e disseminação de conhecimento em grupos de trabalho com sete eixos temáticos. Entre eles: Escola de Governo; Gestão de Pessoas; Transformação Digital; Compras Públicas; Ativos; Concessões e Parceria Público Privada – PPP; Ciência de Dados e Curso/Capacitação da Comissão de Comunicação.

Rondônia esteve representado em todos os grupos de trabalhos realizados no fórum

A secretária da Sepog, Beatriz Basílio ressaltou a importância de Rondônia estar representada nos debates propostos pela programação do fórum, que coloca em foco a implantação de boas práticas de gestão na administração pública. “Isso reflete o interesse da nossa atual gestão no desenvolvimento de políticas públicas cada vez mais eficientes e voltadas para as reais necessidades do cidadão. No evento, tivemos a oportunidade de debater soluções conjuntas, buscar referências nos aprimorarmos e modernizar nossas ações”, destacou.

Para Rondônia, um dos resultados do fórum foi a Pactuação das Escolas de Governo por meio do Termo de Cooperação Técnica das Redes de Escola de Formação dos Estados/REFES 2021/Consad.

Outro grande movimento foi o Acordo de Cooperação Técnica com objetivo de compensação de esforços e cooperação mútua para realização de avaliação médica pericial dos servidores públicos civis e militares pelas perícias médicas oficiais.

GRUPOS DE TRABALHO

O Estado esteve representado em todos os Grupos de Trabalhos. Na agenda interna sobre Escola de Governo, a diretora da Escola de Rondônia, Débora Cristina, contribuiu no compartilhamento das experiências entre os Estados, fortalecendo e ampliando o desenvolvimento de suas competências.

Sobre Gestão de Pessoas, o superintendente da Segep, Sílvio Luiz debateu sobre as iniciativas promovidas pelos Estados para um momento de transição entre os governos.

Na agenda sobre Transformação Digital, Rondônia esteve representado pelo superintendente da Setic, Delner Freire, e o diretor-técnico, Maicon Moreira.

Nos debates sobre Compras Públicas, a coordenadora Administrativa e Financeira da Sepog, Pascalini Carvalho, e o Superintendente da Supel, Israel Evangelista, contribuíram com a temática que abordou, entre outros assuntos, a Nova Lei de Licitações e Contratos.

No grupo de Ativos, Concessões e PPPs, a coordenadora de Planejamento Governamental, Jakeline Mackerte, e a diretora-executiva da Supel, Amanda Talita debateram sobre auxílio aos novos gestores e gestores reeleitos a partir de 2023.

Grupo de trabalho sobre Compras Públicas

Já no grupo de Ciência de Dados, a analista de sistemas da Gerência de Informática – GIN, Ariane Dias, representou Rondônia nas discussões sobre a conscientização dos gestores como o tema é fundamental, principalmente em momentos de transições.

No âmbito da Comunicação Pública, foram debatidas estratégias de comunicação institucional, além da realização da palestra com head da Comunicação do Centro de Liderança Pública – CLP, Guilherme Franco.

CONSAD

Com sede em Brasília, o Consad é formado pelos secretários de Administração/Gestão de todos os Estados brasileiros e do Distrito Federal, mantendo encontros periódicos e espaços permanentes de troca de experiências inovadoras e busca de soluções criativas para o aperfeiçoamento da gestão pública no Brasil.

Criado em 2000, a entidade busca atuar como órgão permanente de coordenação e articulação dos interesses das secretarias e dos órgãos correlatos, bem como participar da formulação e implementação das políticas nacionais de administração pública, entre outros.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem