Somente neste ano, mais de 4 mil cirurgias eletivas foram realizadas pelos Hospitais de Rondônia


Somente neste ano, mais de 4 mil cirurgias eletivas foram realizadas pelos Hospitais de Rondônia

Somente neste ano, mais de 4 mil cirurgias eletivas foram realizadas pelos Hospitais de Rondônia

Porto Velho, RO - Nos primeiros três meses deste ano, mais de  4.081 cirurgias eletivas foram realizadas pelo Hospital Regional de Cacoal; Hospital de Urgência e Emergência de Cacoal; Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II; Hospital de Campanha Central e Hospital Regional de Buritis.  A realização dos serviços foi possível devido à queda no número de internações em relação à covid-19 no Estado. As unidades ficam localizadas em Porto Velho, Cacoal e Buritis e estão atuando nas ações reforçadas pelo Governo do Estado, com medidas realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde – Sesau.

As cirurgias eletivas são aquelas consideradas simples, são rápidas já que o procedimento e a alta do hospital podem ocorrer com menos tempo.  De acordo com avaliação médica, os pacientes com condições menos urgentes são autorizados a esperar por algum tempo até a data da cirurgia.

Existem vários procedimentos cirúrgicos que podem ser considerados eletivos: cirurgias cosméticas e estéticas; cirurgias de baixa complexidade; cirurgias cardiovasculares não emergenciais; cirurgia ginecológica; cirurgia do sistema músculo-esquelético e procedimentos cirúrgicos ortopédicos; cirurgia exploratória ou de diagnóstico.


HOSPITAL REGIONAL DE CACOAL – HRC

Em três meses, a unidade realizou 1.150 procedimentos cirúrgicos. Entre as especialidades médicas e os serviços oferecidos estão:  Buco-maxilo; cirurgia para cabeça e pescoço; cirurgia pediátrica; cirurgia geral; cirurgia plástica; dermatologia; dermatologia oncologia; ginecologia; intensivista; mastologia; neurologia; odontologia; mastologia; odontopediatria; oftalmologia; oncologia; ortopedia; otorrino; urologia; vascular.


HOSPITAL DE CAMPANHA 

O Hospital de Campanha de Rondônia, localizado na região Central de Porto velho, que disponibiliza 110 leitos clínicos, realizou em cinco meses 574 cirurgias eletivas, nas especialidades de:  retirada de vesículas; Retirada  de hernias; Retirada de útero; Retirada de lipomas; Retirada de cistos; Tireoidectomia; Histerectomia e Cirurgias ginecológicas. 


HOSPITAL JOÃO PAULO II

O Pronto-Socorro João Paulo II,  disponibiliza 135 leitos e realizou 1.881 cirurgias nos primeiros meses de 2022. Entre os procedimentos realizados estão: urgência e emergência; ortopedia; vascular e neurocirurgia. 


HOSPITAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE CACOAL

 Já no Hospital de Urgência e Emergência de Cacoal - Heuro, neste ano, foram realizadas 462 cirurgias, sendo nas áreas de: cirurgia geral; buco-maxilo; neurocirurgia; ortopedia; vascular e urologia.


HOSPITAL REGIONAL DE BURITIS

O Hospital Regional de Buritis disponibiliza 32 leitos, divididos entre clínica médica masculina e feminina; alojamento conjunto; clínica pediátrica; clínica cirúrgica. O hospital, atualmente, conta com cerca de 180 servidores ativos, por ter mais demandas de atendimento, a unidade realizou nos primeiros meses deste ano 10.028 procedimentos ambulatoriais e 14 cirurgias eletivas.

A Unidade é responsável por prestar assistência à região do Vale do Jamari, onde está localizada; nas especialidades de: urgência, emergência, obstetrícia, pediatria, clínico, ortopedia (ambulatório), cirurgias, além do tratamento de pacientes com a covid-19, com leitos clínicos, serviço social, nutrição, fisioterapia, enfermagem e psicologia.


CIRURGIAS ORTOPÉDICAS SÃO AS MAIORES DEMANDAS

As cirurgias ortopédicas foram as maiores demandas registras no Pronto-Socorro João Paulo II e no Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal – Heuro. De Janeiro a março deste ano foram realizadas mais de 640 cirurgias ortopédicas eletivas nas duas Unidades Hospitalares.

Para desafogar o inchaço no JPII, o Governo de Rondônia já colocou em andamento um planejamento de cirurgias ortopédicas que serão realizadas no Hospital de Campanha, na região Central de Porto Velho.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem