RURAL: Rondônia participa de oficina de elaboração do Plano Norte + Sustentável para desenvolvimento agropecuário da Amazônia

Representantes do Mapa visitaram a sede da Secretaria de Estado da Agricultura

Porto Velho, RO - Rondônia sediou uma oficina de ações prioritárias para o Desenvolvimento Agropecuário da Amazônia realizada no auditório da Superintendência Federal de Agricultura do Estado de Rondônia SFA/RO, em Porto Velho, na quinta-feira (28).

A oficina faz parte do Ciclo de Reuniões Técnicas que vêm sendo realizadas nos estados da Amazônia Legal, com o objetivo de contribuir para a elaboração de um diagnóstico socioeconômico e definir as cadeias agropecuárias e territórios prioritários que serão atendidos pelo Plano Norte + Sustentável.

O Plano Norte + Sustentável visa definir estratégias e ações para o ordenamento territorial da Amazônia Legal e o desenvolvimento agropecuário, por meio da regularização fundiária, adequação ambiental e da produção, a partir das cadeias produtivas locais. O plano está sendo elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, por meio do Departamento de Programas Territoriais Rurais – Deproter, em parceria com o Consórcio Interestadual da Amazônia Legal – CAL.

De acordo com o Coordenador de Articulação de Programas Regionais do Mapa, Eudoxio Júnior, a ideia do plano em base geral é unir várias instituições, inúmeros atores para contribuir com o desenvolvimento territorial. “É um plano focado em territórios, ou seja, é um plano de desenvolvimento regional que se propõe a unir esforços, unir recursos para dar um direcionamento na implantação das políticas públicas, com foco no desenvolvimento rural”, disse.

Durante a oficina, representantes da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, apresentaram as ações e programas desenvolvidos pelo Governo de Rondônia, para o desenvolvimento das cadeias produtivas do agronegócio do Estado. Também foi destacado o Programa de Fortalecimento das Cadeias Produtivas Bioeconomia, critérios de seleção dos territórios e cadeias produtivas prioritárias de Rondônia, proposta de ações do Plano Norte + Sustentável e a definição das prioridades.

“Na oficina tivemos a oportunidade de discutir e apresentar as cadeias produtivas do Estado e fazer a escolha dos territórios que priorizaremos no primeiro momento para participar. O Plano Norte + Sustentável irá fortalecer as cadeias produtivas do Estado, através da busca de recursos de fundos para fomento das mesmas. O projeto foi construído, definido e será apresentado durante a Rondônia Rural Show Internacional”, informou a gerente de Desenvolvimento da Pecuária, Lariessa Soares.

Participaram da oficina representantes da Seagri, Ministério da Agricultura, Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater-RO, Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado – Idaron, Secretaria do Planejameto Orçamento e Gestão – Sepog, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental – Sedam, Federação da Agricultura e Pecuária de Rondônia – Faperon, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresa – Sebrae, associações, instituições financeiras, entre outros.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem