RSS INTERNACIONAL: Mediação Tecnológica e outros projetos da Seduc são apresentados na 9ª Rondônia Rural Show Internacional


RSS INTERNACIONAL: Mediação Tecnológica e outros projetos da Seduc são apresentados na 9ª Rondônia Rural Show Internacional

A secretária da Seduc, Ana Pacini esteve presente e participou das atividades com os estudantes

Porto Velho, RO - A Secretaria de Estado da Educação – Seduc marca presença na 9ª edição do Rondônia Rural Show Internacional – RSSI, em Ji-Paraná, com um estande montado para demonstrar a forma que os estudantes do ensino fundamental e médio que moram nas zonas rurais, tem acesso à Mediação Tecnológica. A organização promoveu aulões, gravações externas, atividades temáticas, tour ecológico em pontos marcados e apresentação de novos projetos.

Na exposição, foi apresentado o podcast da Mediação Tecnológica

Além disso, foi lançado o podcast, na forma de entrevistas interativas e animadas, sob temática relacionada à Educação, com os representantes das secretarias de Estado, do Departamento Estadual de Trânsito – Detran, Corpo de Bombeiros Militar, entre outras entidades públicas.

A Seduc atua em várias vertentes da Educação nas zonas rurais e possui um núcleo específico dedicado à área. E há sete anos, lançou o projeto Mediação Tecnológica para atender os estudantes do campo.

Nesta edição, o estande da Seduc contou com a participação de 14 professores – de estúdios que gravaram aulas no local e nas vitrines tecnológicas de agroecologia e zootecnia, em vários estandes da feira. Além disso, os professores criaram jogos envolvendo o tema de agroecologia, zootecnia, inovação tecnológica e ensino para o campo.

Atrás do estande da Seduc, a área chamada “tenda livre” foi o lugar onde aconteceu as oficinas, as palestras e os aulões musicais e apresentação da História de Rondônia. Ainda atividades como Agroecobio, que é uma aula voltada à Ciências da Natureza com base na Biologia, ilustrou a sequência de mostras educativas.

As Coordenadorias Regionais de Educação – CRE foram responsáveis pela seleção das escolas. Os estudantes foram incluídos em gravação de externas e tour ecológico e agropecuário em pontos marcados, como na Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater, Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia – Idaron.

Este ano, o espaço foi dobrado e todas as secretarias do Estado e expositores de agronegócio estiveram presentes. Na última edição, que ocorreu em 2019, em torno de 600 estudantes visitaram o estande da Seduc.

ATIVIDADES

Os estudantes também tiverem acesso a outros projetos da Seduc voltados para o Enem 2022

Ainda foram expostos o “Revisa Enem” para estudantes do 3° ano e o “Revisa Mais”, que são materiais didáticos exclusivos para reforço. Como também materiais do “Microkids”, com conteúdo relacionado à educação básica e que promete inovação nas escolas.

A secretária de Estado da Educação, Ana Lúcia Pacini, esteve presente na exposição e acompanhou de perto as atividades. Para ela, esse é um momento único e promissor para os estudantes do campo. “A Seduc pôde proporcionar mais conhecimentos aos estudantes, apresentar novas ações, bem como incentivar, por meio das aulas, a preparação para o Enem 2022”, pontuou.

MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA

A Mediação Tecnológica em Rondônia está nos 52 municípios, atendendo cerca de 6 mil estudantes do ensino médio e 318 salas de aulas das escolas da Rede Estadual de Ensino, sendo que na maior parte, em convênio com escolas municipais.

As salas para atender a mediação são equipadas com computadores de mesa, impressora, dentre outros. Parte dos professores já têm seus notebooks. A mediação segue o Referencial Curricular Básico, mas tem a própria matriz curricular para indígenas e não indígenas, sendo este primeiro com aulas de língua materna e cultura do povo. A maior parte são alunos de sítios, aldeias, quilombos e ribeirinhos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem