Professores da rede municipal de Porto Velho iniciam curso de mestrado


Professores da rede municipal de Porto Velho iniciam curso de mestrado


Curso é uma parceria da Prefeitura com a Faculdade Católica e contempla 45 professores aprovados em processo seletivo

PORTO VELHO, RO - Nascido e criado em São Carlos, distrito do Baixo Madeira, o professor de português Jonir Tavares começou nesta segunda-feira (30) um novo ciclo na carreira de educador. A partir de agora ele passa a ser aluno mestrando em Educação através de uma parceria da Prefeitura de Porto Velho com a Faculdade Católica de Rondônia (FCR). A aula inaugural aconteceu no auditório da Biblioteca Municipal Francisco Meirelles.


Jonir Tavares é um dos alunos do curso de Mestrado

Assim como Jonir, outros 44 professores da rede municipal fazem parte da turma financiada através da parceria. Um investimento da Prefeitura de Porto Velho de aproximadamente R$ 81 mil com cada professor. Os educadores foram aprovados por meio de processo seletivo com cerca de 500 candidatos. As inscrições foram realizadas em março deste ano. “A gente lutava muito em busca deste mestrado, mas, infelizmente, nosso poder aquisitivo não permitia. E hoje São Carlos está de parabéns porque nós estamos com quatro alunos, quatro mestrandos de lá. Eu sou filho de São Carlos, a gente sempre tentou, buscou, e nós conseguimos”, comemorou o mestrando.

“É a realização de uma meta esse pontapé inicial na formação dos professores que foram selecionados entre muitos. Tivemos a participação até de profissionais que atuam no baixo madeira e que tiveram a sua experiência curricular aprovada, isso demonstra a inclusão e transparência no processo seletivo realizado por uma banca muito competente. O Mestrado vai fortalecer a nossa educação municipal e, em breve, traremos outros cursos de mestrado e também o doutorado para ofertar aos servidores da educação que têm compromisso com a rede municipal de educação”, comentou Gláucia Negreiros, titular da pasta de educação municipal.


Keila Gonçalves fala da felicidade de ser aprovada para o curso


Para participar da seleção, os profissionais apresentaram o diploma de graduação plena de bacharelado ou de cursos superiores de tecnologia e comprovaram estar em efetivo exercício nas escolas de educação básica ou atuando em cargo técnico na secretaria municipal de educação. Keila Gonçalves, professora da Escola Municipal Antonio Ferreira da Silva também foi uma delas. “Esse ano eu completo 14 anos de trabalho na rede municipal de educação e pra mim foi uma felicidade ser aprovada dentre as 45 vagas”, comemorou a professora que aguarda com ansiedade os próximos passos.

O Curso de Mestrado tem como objetivo facilitar a formação de docentes e cobrir o atual déficit regional. A formação tem duração de 24 meses. Durante a aula inaugural, o prefeito Hildon Chaves destacou a importância dessa formação. “Os ganhos para a nossa educação serão extraordinários, em breve serão 45 professores com o título de mestrado. Em breve anunciaremos outra parceria, onde serão cerca de mais 100 vagas”, disse.

Também participou da aula inaugural o diretor acadêmico da FCR, professor doutor Pedro Abib.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem