MAIO AMARELO: Usuários da Cometran recebem orientação de trânsito em alusão ao Movimento Maio Amarelo


MAIO AMARELO: Usuários da Cometran recebem orientação de trânsito em alusão ao Movimento Maio Amarelo

Cometran conscientiza usuário sobre Educação de Trânsito

Porto Velho, RO - Com o tema “Juntos Salvamos Vidas”, a campanha Maio Amarelo 2022, tem por objetivo reduzir sinistros de trânsito e evitar mortes. Para isso o Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia tem promovido ações para divulgar a campanha e atingir o maior número de pessoas.

Na manhã desta sexta-feira (13), a Coordenadoria Metropolitana de Trânsito – Cometran, em Porto Velho, orientou os usuários que procuraram atendimento na unidade. O trabalho de conscientização contou com as presenças dos bonecos Vidinha e Ligadinho, que fazem o maior sucesso entre o público infantil e adulto.

A coordenadora da Cometran, Danubia Almeida disse que a unidade recebe em média mil pessoas por dia, que buscam por diversos atendimentos, somente nos setores de Veículos e Habilitação. “Pensando em atingir esse público, com uma mensagem direta sobre a importância de ter conscientização no trânsito, foi planejado esse trabalho com os profissionais da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito – Dtet, que conta com o trabalho dos bonecos Vidinha e Ligadinho, que são atrações importantes nesse trabalho de educação e conscientização para um trânsito mais seguro e humanizado para todos”, disse a coordenadora.

“Aqui o nosso usuário é orientado quanto ao verdadeiro sentido do Movimento Maio Amarelo, para que cada um faça a sua parte no trânsito, sempre se colocando no lugar do outro, e assim teremos menos mortes e lesões no trânsito”, afirmou Danubia Almeida.

O diretor Técnico de Educação de Trânsito – Dtet, Ruymar Pereira Lima agradeceu a iniciativa da Coordenadora da Cometran, Danubia Almeida, que foi além na sua participação do movimento Maio Amarelo, “além de divulgar o movimento na unidade colocando faixas e cartazes, fez algo maravilhoso que é a abordagem direta ao cidadão que vem à Cometran em busca de atendimento”, elogiou Ruymar Pereira.

O Detran Rondônia juntamente aos parceiros tem trabalhado em ações para mobilizar e conscientizar o cidadão sobre a importância da segurança viária e alertar os motoristas da responsabilidade ao dirigir respeitando a legislação de trânsito e fazendo direção defensiva é determinante para evitar sinistros e lesões no trânsito.

De janeiro a abril deste ano já foram flagranteadas 462 pessoas que testaram acima de 0,33 miligramas de álcool por litro de ar alveolar expelido na Operação Lei Seca no Estado de Rondônia, que foram presas em flagrantes e que estão respondendo processo criminal por não respeitar a legislação de trânsito que proíbe o condutor dirigir sob influência de bebida alcoólica.

TRÂNSITO EM RONDÔNIA

Dados foram apresentados na abertura do Movimento Maio Amarelo 2022

Dados estatísticos do Departamento Estadual de Trânsito – Detran RO, revelam que durante o período pandêmico, o trânsito no Estado de Rondônia ficou mais perigoso, mesmo registrando redução no número de sinistros.

A Coordenadoria de Registro Nacional e Estatística de Sinistros de Trânsito – Renaest do Detran Rondônia comparou dados com referência 2019/2020 com reduções significativas na quantidade de sinistros; número de envolvidos e de vítimas não fatais, já o número de vítimas fatais registrou aumento de 10,32% no período.

Os dados também mostram o comparativo de 2020/2021, em que registrou redução de 1,55% no número de sinistros de trânsito. E aumento de 6,58% no número de envolvidos.

A Renaest também comparou os dados estatísticos fazendo referência entre 2019/2021, que revelam redução de 22,67% no número de sinistros de trânsito no Estado de Rondônia; registrou redução também de 8,31% no número de pessoas envolvidas em sinistros e de 17,26% no de vítimas não fatais.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem