HOMENAGEM: Farmácia do Hospital de Base Ary Pinheiro recebe voto de louvor por cartilha sobre uso seguro de medicamentos


HOMENAGEM: Farmácia do Hospital de Base Ary Pinheiro recebe voto de louvor por cartilha sobre uso seguro de medicamentos

Farmacêuticos recebem elogio da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia

Porto Velho, RO - Na tarde da última quarta-feira (18), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia, profissionais da gerência de farmácia receberam votos de louvor pela elaboração de cartilha com orientações de uso seguro de medicamentos.

A cartilha “Uso Seguro de Medicamentos”, foi publicada no final do mês de abril, com o objetivo educativo e orientativo para as equipes de trabalho da unidade. A gerente da farmácia Adriana Painko explicou a importância da cartilha. “Constam nela informações sobre os fluxos executados no setor, além de alerta sobre a prática de automedicação, curiosidades, mitos e verdades, bem como falhas no uso de medicamentos que provocaram danos irreparáveis”, destaca.

O presidente da Casa de Leis, Alex Redano foi propositor da homenagem e durante discurso, ressaltou a atuação dos farmacêuticos no Estado. “Um trabalho muito importante, decisivo no tratamento e cura dos pacientes e, especialmente durante a pandemia, ganhou ainda mais relevância”.

Rogélio Rocha, presidente do Conselho Regional de Farmácia – CRF, afirmou à equipe do Hospital de Base que é possível ter acesso aos medicamentos de forma segura. “A cartilha contribui para evitar acidentes com uso indevido dos medicamentos, ficamos felizes com o êxito e homenagem aos profissionais na casa de leis”, comentou.

A cartilha trata da Meta 3 de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde, que versa sobre “Melhorar a Segurança na Prescrição, no Uso e na Administração de Medicamentos”, para garantir a segurança dos pacientes.

Gerência de Farmácia do Hospital de Base atende mais de 14 mil prescrições por mês

Adriana Painko, gerente da farmácia do HB conta que a equipe ficou lisonjeada com o voto de louvor recebido. “A gente se dedica em oferecer o melhor para uma assistência segura aos nossos pacientes, sempre em busca de conhecimentos e inovações que agregam no nosso trabalho”.

De maneira prática e lúdica, com diversas figuras ilustrativas, a cartilha oferece informações detalhadas de todos os processos de trabalho padronizados na farmácia do Hospital de Base, focando em estratégias de segurança padronizadas em nível mundial, para que os profissionais possam ser envolvidos e sensibilizados para a redução dos riscos associados aos cuidados em saúde.

Rodrigo Bastos, diretor-geral do Hospital de Base enfatiza que a cartilha apresenta a cultura de segurança no uso de medicamentos com todos os profissionais do HB. “Nosso objetivo de diminuir os riscos e promover a maior proteção para os nossos pacientes”.

FARMÁCIA

Atualmente 12 farmacêuticos e apoio técnico à gerência de farmácia da unidade formam uma equipe de 40 servidores, funcionando 24 horas, todos os dias. A demanda mensal é de 14.000 prescrições, nas diversas áreas de farmacologia, e ainda na manipulação de nutrição parenteral de pacientes adultos, recém-nascidos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do HB e infantil do Hospital Infantil Cosme e Damião.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem