DIA DAS MÃES: Em dois anos, "Mamãe Cheguei" contemplou com kit enxoval, mais de cinco mil mães em Rondônia


DIA DAS MÃES: Em dois anos, "Mamãe Cheguei" contemplou com kit enxoval, mais de cinco mil mães em Rondônia

Desde 2020 já atendeu mais de 5 mil gestantes em todo o estado de Rondônia

Porto Velho, RO - Gicelia Costa tem mais um motivo para comemorar o Dia das Mães, depois da chegada de Igor César. O bebê de 18 dias veio para completar o trio de meninos da família. A mãe do recém-nascido residente em Porto Velho, é uma das contempladas pelo Programa “Mamãe Cheguei”, com kit enxoval, entregue pela Secretaria de Assistência Social – Seas, do Governo de Rondônia.

Durante o pré-natal Gicelia Costa, que teve gravidez de risco, foi informada sobre a possibilidade de receber o kit enxoval para o seu bebê. Segundo ela, a inscrição foi feita no Centro de Referência a Assistência Social – Cras, quando estava com 22 semanas. Perto de completar os nove meses, foi chamada para buscar o kit enxoval para o filho.

Gicelia Costa com Igor César, que veio para completar o trio de meninos da família

“O kit é muito bom, ele veio completo, com tudo o que eu estava precisando. Tem até a banheira e bolsa. Fui muito abençoada, ainda mais nessa crise. Gostei da ideia, porque muitas mães ficam ansiosas esperando o enxoval”, disse Gicelia Costa.

O kit contém 19 itens: banheira, travesseiro, jogo de lençol, fraldas, kit pagão, macacões, camisetas, calças, meias, cueiros e toalha. A coleção prevê ainda, roupas para até um aninho, para que sejam utilizadas por mais tempo.

Outra mãe contemplada pelo “Mamãe Cheguei”, é Juliana Borges, mãe da Ester de dois meses. “Muito boa essa iniciativa em atender as mães com esses kits, pois muitas não têm condições de comprar nem o básico. É completo, maravilhoso; eu não tinha nada para minha filha quando fui buscar o kit enxoval. Gastei muito com exames e ultrassonografia, por se tratar de uma gravidez de alto risco, devido à diabete gestacional”, comentou.

kit contém 19 itens e prevê roupas para até um aninho

A coordenadora de Assistência Social da Seas, Fabiane Passarini, que também é mãe, explicou que o “Mamãe Cheguei” é um programa, o qual garante, na questão do apoio à maternidade previsto na constituição. “O Governo de Rondônia criou o programa “Mamãe Cheguei” em 2019 e começamos a efetivá-lo em 2020. Desde então, já atendemos mais de cinco mil gestantes em todo o Estado. O programa é feito em parceria com os municípios, pois as gestantes são acompanhadas pelas unidades básicas de saúde”, explica.

Fabiane, trabalha com Assistência Social há 19 anos; e comenta que sempre gostou dessa área de atenção à maternidade e à primeira infância e relata que estar à frente do “Mamãe Chieguei”, é uma realização e fala das experiências que a emocionaram.

“Recentemente atendemos a uma mãe que nos marcou bastante com a entrega do kit. Ela estava emocionada porque ainda não tinha nada e já estava quase nos dias de ganhar o bebê, por uma questão econômica e por ser uma gravidez de risco. O sentimento de gratidão era tão forte que contagiou a todos da equipe; isso deu mais vontade de continuar nosso trabalho – oferecendo esse benefício à população de Estado”, destacou a coordenadora.

Mãe do município de Corumbiara recebendo o kit “mamãe cheguei”

A secretária da Seas, Luana Rocha, disse que por meio dos kits, as mães que estão em situação de vulnerabilidade social, podem receber seus bebês com mais dignidade e tranquilidade. “É muito gratificante poder proporcionar os enxovais às mães que precisam desse apoio em um momento tão importante e delicado de suas vidas. Relevante destacar, que o “Mamãe Cheguei” está em todos os 52 municípios, levando o benefício para as mães e seus bebês! Como mãe, sei o quanto esse momento é especial e fico emocionada com cada entrega”, destacou.

O Estado de Rondônia possui 52 Cras espalhados pelos municípios. Os centros estão habilitados para receber as mães e informar a documentação necessária para acessar ao programa e serem acompanhadas pelo município.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem