CIDADANIA: Ação do "Rondônia Cidadã" leva serviços gratuitos à população da zona Leste de Porto Velho


CIDADANIA: Ação do "Rondônia Cidadã" leva serviços gratuitos à população da zona Leste de Porto Velho

Moradores aproveitaram a disponibilidade dos atendimentos pelo “Rondônia Cidadã” e compareceram à escola

Porto Velho, RO - Neste final de semana o município de Porto Velho está sendo contemplado com a 14ª edição do Programa “Rondônia Cidadã”, promovido pelo Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Assistência e do Desenvolvimento Social – Seas, em parceria com outras secretarias e o terceiro setor. Várias ações foram disponibilizadas neste sábado (7), na Escola Estadual Flora Calheiros Cotrin, Bairro Esperança da Comunidade.

No local foram oferecidas a emissão de documentos Registro Geral – RG e Cadastro de Pessoa Física -CPF, cartão do Sistema Único de Saúde – SUS, Carteira de Trabalho Digital – CTPS, renovação da Carteira Nacional de Habilitação – CNH, taxas e documentos do Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia, além de orientações diversas sobre previdência social, emprego, saneamento básico, segurança alimentar, bem como serviços de barbeiro, maquiagem, designer de sobrancelha, cabeleireiro, testes rápidos, entre outros.

Maior procura de atendimento continua sendo a emissão de documentos

Os moradores aproveitaram a disponibilidade dos atendimentos e compareceram à escola. Foi o caso de Pablo da Silva, que ficou sabendo da ação pelo cunhado e foi até o local para requerer a emissão da RG. “Os meus sobrinhos estudam nesta escola. Às vezes, fica difícil para a gente ir ao centro retirar os documentos. Quem trabalha não tem tempo, devido à correria. Quando o Governo do Estado promove essas ações acho bom demais e temos que aproveitar”, afirmou.

A coordenadora do Rondônia Cidadã, Pâmela Trajano, disse que a ação conta com a ajuda de diversas secretarias e que as tratativas com os parceiros é feita pela Seas. “A gente tem o ‘Tudo Aqui’, que é um parceirão, porque oferece os serviços de emissão de documentos; temos a parceria do Departamento Estadual de Estrada de Rodagem e Transportes – DER, com emissão de Passe Livre aos idosos. Já a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater trouxe palestras sobre o plantio; e por meio da Prefeitura de Porto Velho, realizamos o cadastro no CadÚnico”.

A moradora Zeneide Nascimento foi até a ação para emitir o seu primeiro RG. Com os documentos em mãos ela destacou a facilidade de conseguir o atendimento perto de casa. “Soube por uma prima. Providenciei os documentários e vim. É melhor do que se deslocar até ao Centro da cidade”, destacou.

Uma das técnicas do atendimento oferecido pelo “Tudo Aqui”, Sandra Savegnago, explicou quais são os documentos necessários para emitir o RG. “É necessário trazer a Certidão de nascimento ou Casamento e CPF, original e cópia, comprovante de residência e duas fotos 3×4. A população participa em massa, principalmente no interior, que tem essa necessidade pelos serviços. É um jeito que o Governo de Rondônia encontrou de aproximar os serviços ao cidadão”.

As ações do Rondônia Cidadã continuam neste domingo (8), das 8h às 13h, na Escola Estadual Flora Calheiros Cotrin.

REGIÃO MADEIRA MAMORÉ

De 22 de abril a 13 de maio, uma equipe do “Rondônia Cidadã” prestará serviços diversos às comunidades indígenas nos arredores do rio Pacaás, por meio de barcos e voadeiras. Paralelamente, de 23 a 28, outra equipe estará na Rondônia Rural Show Internacional, em Ji-Paraná, fazendo a divulgação do programa.

Em Porto Velho, por ser o município com maior número de habitantes no Estado, as ações do programa já foram levadas às zonas Leste (Bairro Ronaldo Aragão), Sul (Bairro Caladinho) e Norte (Bairro Nacional), além do distrito de Jaci-Paraná.

AÇÕES

A 1ª edição do então projeto Seas Cidadã foi realizada em 2019, no distrito de Extrema. Com a chegada da pandemia, as ações foram suspensas e retomadas no final de 2021. Em 2022, o projeto foi expandido, transformando-se em Programa “Rondônia Cidadã”, objetivando atender a todos os municípios rondonienses com uma edição a cada fim de semana. A maior procura de atendimento continua sendo a emissão de documentos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem