CACAU: CES Rioterra participa do Dia de Campo da Emater sobre Revitalização Cacaueira


CACAU: CES Rioterra participa do Dia de Campo da Emater sobre Revitalização Cacaueira



Porto Velho, RO - Sete extensionistas rurais do Centro de Estudos Rioterra participaram do Dia de Campo sobre Revitalização Cacaueira, evento realizado pela Emater na última sexta-feira (20), no município de Cacaulândia, para compartilhar boas práticas no cultivo do cacau e fomentar a cadeia produtiva da bioeconomia na região.

Estiveram no evento os colaboradores Adriano Ramos, Dhielen Mendes, Edylamar Leite, Claudia Marquiori, Edivan de Oliveira, Geilton Costa e José Júnior.

Nas rodadas de atividades, Edivan, responsável pelo atendimento aos produtores rurais do município de Ariquemes, e José Júnior, extensionista rural responsável pelo atendimento em Jaru palestraram sobre Sistemas Agroflorestais para os mais de 120 produtores rurais presentes no encontro.

Eles apresentaram aos agricultores os modelos de arranjos utilizados pelo CES Rioterra nas ações de reflorestamento de áreas de Reserva Legal e Preservação Permanente de propriedades da agricultura familiar em Rondônia nos quais é possível integrar o plantio do cacau à espécies nativas florestais, frutíferas e madeireiras.

"Explicamos como é possível ter a propriedade ambientalmente adequada à Legislação ambiental brasileira e ao mesmo tempo ter fontes de geração de renda extra com o reflorestamento de áreas de passivos ambientais através da implementação de sistemas agroflorestais, gerando ganhos econômicos e sociais", detalhou José Júnior.

Em apoio ao reflorestamento de áreas degradadas em propriedades da agricultura familiar de Rondônia em Sistemas Agroflorestais, o Centro de Estudos Rioterra produz e doa mudas de mais de 100 espécies, incluindo o cacau, além de ofertar gratuitamente a Assistência Técnica e Extensão Rural aos agricultores para a implementação de boas práticas na gestão das propriedades.

Essas ações fazem parte do Plantar Rondônia, projeto pioneiro no Brasil de apoio à adequação ambiental de propriedades da agricultura familiar na Amazônia através do reflorestamento de áreas degradadas. No município de Cacaulândia, 47 produtores são  beneficiários do Plantar Rondônia.

O Plantar Rondônia é realizado pelo Centro de Estudos Rioterra em cooperação com a Federação dos Trabalhadores Rurais de Rondônia, em parceria com a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e apoio financeiro do BNDES através do Fundo Amazônia.







Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem