VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL: Fortalecimento e implantação da Vigilância Socioassistencial são pontuados durante encontro em Vilhena


VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL: Fortalecimento e implantação da Vigilância Socioassistencial são pontuados durante encontro em Vilhena

Encontro reuniu representantes de todos os municípios do Cone Sul do Estado

Porto Velho, RO - A Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), realizou em Vilhena, um encontro entre profissionais de assistência social do Cone Sul, para promover a supervisão técnica, visando a implantação da Vigilância Socioassistencial nos municípios. O encontro proporcionou momentos de troca de ideias, experiências, debates, apresentações e aprendizados sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), buscando o aperfeiçoamento da vigilância em nível estadual e municipal.

A técnica da Vigilância, Denir Mattara, que palestrou durante o evento, explica o propósito da implantação deste monitoramento no Estado. “O objetivo da implantação da vigilância é fortalecer as políticas de assistência social, contribuir com a gestão, e principalmente, monitorar como está sendo ofertado, a qualidade e quantidade de serviços nos municípios. Esse monitoramento é feito com base nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e unidades de acolhimento, verificando se a equipe técnica é suficiente, se a estrutura física comporta realmente o serviço, se é de qualidade e se possui um acolhimento satisfatório. E com essa capacitação, os profissionais em assistência social irão implantar essas medidas nos seus municípios”, explica Denir.

Evento proporcionou troca de ideias, experiências e debates

Euzangela Campos, técnica responsável pela Vigilância em Vilhena, ressalta os benefícios desta ação. “Para o Estado e os municípios a vigilância é de grande valia. Com essa ação nós estamos buscando e conhecendo o nosso território, com isso, as famílias que mais ganham, principalmente, aquelas que estão em situação de vulnerabilidade, porque assim as políticas públicas socioassistencial irão chegar a quem mais precisa,” diz a técnica.

O encontro contou com a participação de representantes, tanto técnicos quanto secretários municipais de Assistência Social, de cada município do Sul do Estado, sendo Colorado do Oeste, Cabixi, Cerejeiras, Corumbiara, Pimenteiras, Chupinguaia e Vilhena.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem