VIGILÂNCIA EM SAÚDE: Agevisa oferece formação continuada para vacinadores com foco na Campanha Nacional de Imunização contra Gripe e Sarampo


VIGILÂNCIA EM SAÚDE: Agevisa oferece formação continuada para vacinadores com foco na Campanha Nacional de Imunização contra Gripe e Sarampo

Campanha inclui vacinas contra covid-19, influenza, sarampo, atualização da carteira vacinal

Porto Velho, RO - Antecedendo as Campanhas de Vacinação contra o Sarampo e Influenza que iniciam no dia 4 de abril, a Coordenação Estadual de Imunização da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) de Rondônia está realizando uma macro capacitação para os profissionais que trabalham nas salas de imunização que atendem a população em Rondônia.

A culminância da formação acontece com ministrações no período da manhã e tarde, sendo um dia para cada regional de saúde, com fórum em Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena, e a participação de vacinadores e coordenadores de imunização de todo o Estado. A equipe de técnicos da imunização da Agevisa é responsável pelo evento de formação continuada dos profissionais. Na primeira parte do treinamento, que acontece em Ariquemes, estão sendo capacitados 142 profissionais.

“O evento é de suma importância para a realização das campanhas de forma alinhada e buscando a efetividade da imunização. Ano passado o que estimulou o cumprimento da meta ministerial de 95% de pessoas imunizadas contra a gripe foi o surto de Influenza, caso contrário a população continuaria relapsa com o esquema vacinal. É necessário entender que não podemos confiar e esperar a doença chegar, o nosso objetivo é reduzir os casos graves de doenças imunopreveníveis, que lotam o nosso sistema de saúde. Isso serve também para a covid-19, quanto menos mascaras, mais vacinas”, disse o diretor geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima.

No momento os técnicos da Agevisa também sanaram dúvidas quanto a dinâmica da imunização contra a covid-19, que obedece às recomendações técnica do Ministério da Saúde (MS) por meio de notas técnicas e pautas de distribuição.

CAMPANHA

Segundo os técnicos da Agevisa, a proposta é evocar o momento para provocar uma multivacinação e atualizar as cadernetas de vacinação da população rondoniense, tendo em vista haver muito abandono do esquema vacinal.

A campanha de imunização no Estado é uma prioridade para a vigilância em saúde, a partir da segunda-feira (4) os municípios iniciam a vacinação atendendo idosos de 60 anos e mais, e trabalhadores da saúde.

Os profissionais da Agevisa que ministram a formação reforçam a necessidade de conscientizar a população sobre a importância da vacina, salientam que o cidadão deve procurar um posto de imunização próximo da residência para vacinar contra gripe, sarampo e covid-19, podendo ainda atualizar a carteira, ou seja, vacinar contra outras doenças imunopreveníveis”.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem