TECNOLOGIA: Ferramenta de comunicação interna executada pela Setic proporciona agilidade e segurança de informações


TECNOLOGIA: Ferramenta de comunicação interna executada pela Setic proporciona agilidade e segurança de informações

Chat.Setic pode ser acessado diretamente no navegador de internet ou por um aplicativo para telefones móveis

Porto Velho, RO - Para ofertar uma comunicação mais eficiente, ágil e segura, a Superintendência Estadual de Tecnologia de Informação e Comunicação – Setic, do Governo de Rondônia, implementou um novo Canal de Comunicação Corporativo, que contribui para segmentação e melhoria da comunicação interna do complexo Palácio Rio Madeira – PRM.

O sistema é uma plataforma de comunicação para equipe de código aberto de comunicação instantânea (Rocket Chat), em que os servidores acessam com o mesmo login e senha cadastrados no Sistema de Autenticação de Rondônia – Sauron, comunicando-se apenas com outros usuários também cadastrados.

chat.setic.ro.gov.br pode ser acessado diretamente no navegador de internet ou por um aplicativo para telefones móveis. Pode ser acessado via Web, pelos sistemas operacionais: Windows, Mac, Linux, Android e IOS.

O coordenador de Infraestrutura e Serviços Gabriel Carrijo, apontou que a necessidade do desenvolvimento da ferramenta surgiu durante a pandemia, para que os servidores se comunicassem de forma mais rápida e segura, evitando assim, a utilização de outros aplicativos e plataformas de comunicação.

“Entendemos que o Estado precisa prover uma ferramenta de comunicação que seja corporativa para proporcionar uma comunicação apenas profissional, movimentando as informações de trabalho; a partir dessa necessidade, pensando nisso desenvolvemos esse sistema”, esclareceu Gabriel Carrijo.

O coordenador também destacou que a ferramenta proporciona maior segurança, pois os dados ali trafegados mantêm-se limitados apenas ao Governo do Estado, atribuindo uma camada a mais de seguridade às informações.

As vantagens da ferramenta levaram as Secretarias de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social – Seas e da Justiça – Sejus a aderirem a plataforma. “A Seas de modo geral, faz comunicação com a Assembleia Legislativa de Rondônia – ALE/RO e também com outras unidades externas, então, surgiu a necessidade de ter uma plataforma de comunicação oficial. Os benefícios já observados foram bem favoráveis, além da facilidade de acesso, que pode ser utilizado pelo celular, descartando a utilização de outras ferramentas privadas. O objetivo agora é expandir para toda a Secretaria”, salientou o gerente de tecnologia da Seas, César Costa.

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