SOLIDARIEDADE: Fhemeron fecha no feriado desta quinta-feira e atividades retornam na sexta-feira, 22


SOLIDARIEDADE: Fhemeron fecha no feriado desta quinta-feira e atividades retornam na sexta-feira, 22

Com o retorno, a Fundação espera por mais doadores

Porto Velho, RO - No Feriado Nacional de Tiradentes, nesta quinta-feira (21), não haverá coleta de sangue na Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia – Fhemeron. Mas nos dias seguintes (sexta a sábado), a coleta acontece normalmente. Ainda com estoques baixos durante o mês de abril, a fundação continua com os apelos para que a população doe e ajude no aumento das bolsas de sangue.

De acordo com a gerente de captação, Maria Luiza, a baixa doação de sangue nos hemocentros é um desafio não só regional, mas mundial. Ela comenta que em dois dias de abril, a coleta foi de apenas 17 bolsas de sangue, número considerado baixo diante das necessidades, uma vez que o material é distribuído para cirurgias e, principalmente para pacientes do Hospital de Amor.

“Sabemos que há desafios, mas qualquer pessoa que esteja saudável, precisa ter a conscientização do esforço pessoal para vir ao hemocentro e fazer sua doação. As cirurgias não deixarão de ser realizadas, os pacientes não vão deixar de precisar de sangue. Se eu pudesse implorar algo à população, seria essa atenção especial às doações”, ressaltou a gerente.

A Fhemeron disponibiliza transporte para grupos, a partir de três pessoas, que tenham interesse em doar. A solicitação pode ser feita pelo telefone (69) 98464-0125 ou (69) 3216-2234.

RESGATE DE DOADORES

Maria Luiza explica que as necessidades vêm sendo supridas, na maioria das vezes, por outros hemocentros do Estado. Hoje, parte da estratégia é resgatar antigos doadores, por meio do setor de Call Center da Fhemeron, que realiza diariamente ligações para alcançar mais doadores. Esse chamamento é feito com base nos dados cadastrados de pessoas que doaram em anos anteriores. Muitos têm aceitado o chamado, mas apesar dos esforços, é uma média que precisa ser maior.

QUEM PODE DOAR
  • pessoas com idades entre 16 e 69 anos, com peso superior a 50 quilos e bem alimentado;
  • deve evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação e estar descansada, ou seja, ter dormido pelo menos seis horas nas derradeiras 24 horas;
  • ter doado há mais de 60 dias (homens), ou 90 (mulheres);
  • apresentar-se com documento original de identidade e foto recente que permita a identificação. Também servem: carteira profissional de trabalho ou de profissional liberal.

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES
  • Até dezembro de 2022, o infectado com a covid-19 era impedido de doar sangue por 30 dias. A partir de agora, quem já foi curado e está sem sequelas causadas pelo coronavírus, pode entrar na fila de doação depois de dez dias da doença. Já quem teve contato com pessoas com a covid, deve esperar dez dias para realizar a doação. Quem já foi vacinado deve esperar sete dias para voltar a doar;
  • em caso de resfriado, o doador deve aguardar sete dias após o desaparecimento dos sintomas;
  • gravidez: 90 dias após o parto normal e 180 dias após a cesariana;
  • amamentação: se o parto ocorreu há menos de 12 meses;
  • tatuagem/maquiagem definitiva, após 12 meses do procedimento.

em situações nas quais existem maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, aguardar 12 meses, e
em qualquer procedimento endoscópico (endoscopia digestiva alta, colonoscopia e rinoscopia), aguardar seis meses.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem