PATRIOTISMO: Comemorações do bicentenário da Independência do Brasil em Rondônia começam nesta quarta-feira


PATRIOTISMO: Comemorações do bicentenário da Independência do Brasil em Rondônia começam nesta quarta-feira

A expectativa é grande para o retorno do desfile em comemoração ao Dia da Independência do Brasil após dois anos de pandemia

Porto Velho, RO - “Soberania é Liberdade”, este é o tema da programação especial que marca o bicentenário da Independência do Brasil. Este ano, o público-alvo das atividades são os estudantes das escolas da Rede Estadual de Ensino. O lançamento oficial do planejamento acontece nesta quarta-feira (13) e será de forma simultânea em todo o Estado.

A Casa Militar, do Governo de Rondônia é a coordenadora das ações em comemoração a este marco histórico no País. No mesmo dia serão lançados os concursos de redação e artes plásticas com o mesmo tema, cujas premiações acontecem na abertura da Semana da Pátria, no mês de setembro.

Palestras serão realizadas nas escolas estaduais como parte da programação, com o objetivo de rememorar a trajetória do País ao longo dos 200 anos e fortalecer o sentimento de patriotismo. Além das palestras, todos os eventos esportivos promovidos pela Sejucel acompanham o tema do bicentenário da Independência.

“A finalidade é aprofundar o tema, principalmente em relação aos jovens, para fazer um resgate do patriotismo e destacar a importância da data para a história do nosso País”, salienta o diretor da Casa Militar e coordenador das atividades comemorativas do bicentenário da Independência do Brasil em Rondônia, major Clodomar Rodrigues.

A Casa Militar conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, Superintendência de Gestão de Gastos Públicos Administrativos – Sugesp, Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel, Superintendência de Comunicação – Secom e Instituições militares federais, Marinha, Exército e Aeronáutica.

SEMANA DA PÁTRIA

A abertura oficial da Semana da Pátria, em Rondônia, acontecerá no dia 1º de setembro (quinta-feira), no Palácio Rio Madeira – PRM, em Porto Velho. Durante a semana haverá a exposição dos trabalhos realizados nos concursos, apresentação de bandas militares, iluminação especial no Palácio Rio Madeira – PRM, entre outras atrações e atividades em todo o Estado.

“A expectativa para o esperado desfile em comemoração ao Dia da Independência do Brasil é grande. Estamos ansiosos para a retomada do desfile de 7 de setembro, conforme orientação do Ministério da Defesa, pois há dois anos não acontece. Queremos fazer uma linda festa em 2022, que marcará a volta do desfile após a pandemia e os 200 anos da Independência do nosso País”, afirma o major Rodrigues.

Outra novidade é que cada escola deverá escolher uma forma para representar o tema “Soberania é Liberdade”, no desfile.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem