OPERAÇÃO DIRTY DRIVE: Polícia Federal deflagra operação de combate ao abuso sexual envolvendo criança ou adolescente


OPERAÇÃO DIRTY DRIVE: Polícia Federal deflagra operação de combate ao abuso sexual envolvendo criança ou adolescente

Operação cumpre Mandado de Busca e Apreensão em Porto Velho

Porto Velho, RO – A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (26/04/2022), a OPERAÇÃO DIRTY DRIVE, que investiga crimes relacionados à materiais de abuso sexual infanto-juvenil pela internet. Policiais federais cumprem um mandado de busca e apreensão em um endereço em Porto Velho.

As investigações tiveram início neste mês, a partir de relatórios enviados pelo NCMEC (National Center for Missing and Exploited Children) à Polícia Federal de Rondônia.

O NCMEC é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que recebeu apoio do Governo norte-americano para estabelecer um mecanismo centralizado de recebimento de “denúncias” sobre crimes relacionados a abuso sexual infantil e desaparecimento de crianças.

Em pronta resposta, o GRUPO DE REPRESSÃO A CRIMES CIBERNÉTICOS-GRCC da Polícia Federal em Porto Velho, através de técnicas especiais de investigação, conseguiu identificar o responsável pela aquisição e armazenamento de vasto conteúdo relacionado à materiais de abuso sexual infanto-juvenil.

A Justiça Estadual de Rondônia expediu mandado de busca e apreensão que foi cumprido na residência do investigado. Foram apreendidos dispositivos eletrônicos, como computadores, tabletes e celulares, que foram utilizados no crime, resultando na prisão em flagrante do investigado pela prática do delito de armazenamento de conteúdo pornográfico infanto-juvenil.

A operação denominada DIRTY DRIVE é uma alusão à forma de armazenamento em dispositivos virtuais de conteúdo altamente reprovável e repugnante. Em Tecnologia da Informação, o termo “DRIVE” se refere a um dos nomes usados para unidades de armazenamento, e “DIRTY”, na língua inglesa, significa sujo, vil.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem