O dia 9 de abril na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

jlucioac@gmail.com

BOM DIA 9 DE ABRIL!

COMEMORA-SE

Dia Nacional da Biblioteca. Dia Nacional do Aço

Católicos lembram Santa Maria de Cléofas,  tia de Jesus, irmã de Maria de Nazaré;  São Leopoldo Mandic, Santa Cacilda, São Libório, São Máximo de Alexandria. 

RONDÔNIA

1922 – Fundada a Sociedade Beneficente de Artistas e Operários, em Porto Velho, tendo como presidente Francisco Bastos Filho (Hugo Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).

Dia 9 – Em 1964 – O deputado federal Renato Clímaco Borralho de Medeiros (PTB/RO) foi cassado e teve seus direitos políticos suspensos por dez anos, pelo Ato Institucional nº 1, de 09 de abril de 1964. Assumiu o suplente, o guajaramirense Hegel Morhy (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia).

Dia 9 – Em 2011 – Dias 9 e 10: A Academia de Letras de Rondônia, em parceria com a Academia Guajaramirense de Letras e a Sociedade de Escritores de Bolívia realizam em Guajará-Mirim o I Encontro Cultural da Fronteira Brasil/Bolívia

BRASIL

1912- Nasce o ator e cineasta Amácio Mazzaropi, cujos filmes lideraram a bilheteria durante 30 anos. 

1964 – Assinado pelo general Costa e Silva, entra em vigor o Ato Institucional nº 1, cassando mandatos de dezenas de deputados federais. Foi o primeiro dos 17 editados.

 2002 — No Brasil, criada a Universidade Federal de Campina Grande

MUNDO

1860 — Leon Scott faz a mais antiga gravação conhecida de uma voz humana audível, em sua máquina chamada fonoautógrafo. 

1959 — A NASA anuncia os primeiros sete astronautas dos EUA, os "Mercury Seven". 

2017 — Um  grupo radical islâmico assume os atentados a duas igrejas cristãs Coptas, no Egito, deixando 44 mortos. 

FOTO DO DIA

Em 1962, depois de uma campanha típica entre “cutubas” e” peles-curtas”, o médico Renato Borralho de Medeiros, foi eleito deputado federal. Considerado, mesmo por adversários como um profissional humano e competente, Renato já havia participado antes de duas campanhas.

Muito popular, tocava violino e gostava de futebol, era natural do Pará e veio para o então Território Federal do Guaporé no final dos anos 1940. Entre 1955 e 1956 foi prefeito de Porto Velho. Em 1957 assumiu a vaga aberta na Câmara Federal com o afastamento do deputado Joaquim Rondon. Eleito deputado em 1962, assumiu em 1963 e no dia 8 de abril de 1964 apareceu dentre os deputados federais cassados, no Ato Institucional nº 1, e seu nome, conforme se falou à época, foi indução do líder “cutuba” Aluízio Ferreira, de quem Renato era adversário. (Na foto sua diplomação como deputado federal)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem