O dia 25 de abril na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA

Lucio Albuquerque

Jlucioac@gmail.com

BOM DIA  25 DE ABRIL!

COMEMORA-SE

Dia do Profissional da Contabilidade. Dia do Despachante Aduaneiro. Dia do DNA. 

Católicos lembram São Marcos Evangelista, Santa Franca, Santo Aniano de Alexandria (também celebrado na Igreja Ortodoxa Copta )

BRASIL

1956 — Fundação da Usiminas, uma empresa brasileira do setor siderúrgico. 1970 - Um boeing da Vasp com 35 passageiros é sequestrado entre Brasília e Manaus e desviado para Cuba.

MUNDO

1792 — "La Marseillaise" (hino francês) é composta por Claude de Lisle. 

1859 — Início da construção do Canal do Suez. 

1874 — Nasce Guglielmo Marconi, inventor do telégrafo sem fio e responsável pela iluminação do Cristo Redentor (RJ), da Itália em 1931. 

Em 1945 – Começa a Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional. 

1974 – Militares provocam a “Revolução dos Cravos”, iniciando o retorno da democracia em Portugal. 

2007 — Funeral de Boris Iéltsin: o 1º realizado pela Igreja Ortodoxa Russa para um chefe de Estado do país desde 1894.

FOTO DO DIA 

Dia de pagamento dos trabalhadores da ferrovia Madeira/Mamoré, com a fila subindo ao andar de cima da administração da EFMM na sede em Porto Velho. A obra, parte do Tratado de Petrópolis pelo qual o Brasil assumiu as terras antes bolivianas, mas invadidas por seringueiros brasileiros no que depois seria o Estado do Acre. 

Trabalhadores trazidos de entre 40 e 50 países, a ferrovia que deu origem ao Estado de Rondônia, e que funcionou durante 60 anos até ser extinta. O contrato para a construção estabelecia que o ponto inicial seria na cidade de Santo Antônio, mas depois estendido à jusante cerca de 7 KM, o canteiro de obras que originou a cidade de Porto Velho. (F. Dana Merril, Acervo Rondônia Minha Querida Rondônia, foto colorizada por Luís Claro)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem