O dia 23 de abril na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo


O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

jlucioac@gmail.com

BOM DIA 23 DE ABRIL!

COMEMORA-SE

Dia Mundial do Escoteiro. Dia Nacional da Educação de Surdos Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor. Dia Nacional do Choro, Dia Nacional do Choro.

Católicos lembram São Jorge, Santa Maria Gabriela Saghedou, São Adalberto.

RONDÔNIA

1964 – Último dia do capitão Anachreonte, autoproclamado “agente da revolução”, no governo do Território, desde 1 de abril.

BRASIL

1811 –  D. João VI cria a Academia Real Militar do Rio de Janeiro, núcleo inicial da Academia Militar de Agulhas Negras, a Aman. 

1897 - Nasceu o flautista, saxofonista, arranjador, compositor e maestro Pixinguinha, patrono do Dia do Choro. 

2014 — Entra em vigor a lei que regula o uso da Internet no Brasil. 

2017 — Morre  Jerry Adriani, ator e cantor, um dos ícones da “Jovem Guarda”.

MUNDO

303 — Morre Jorge da Capadócia, depois São Jorge . 

1516 — A Lei da Pureza da Cerveja é promulgada pelo duque Guilherme IV da Baviera em Ingolstadt. 

1616 - Morrem os escritores inglês William Shakespeare, considerado um dos maiores escritores de todos tempos e o espanhol Miguel de Cervantes.  

FOTO DO DIA

Autointitulado “Agente da Revolução”, de 1964, no Território Federal de Rondônia, o capitão Anacrheonte Koury, que dia 1 de abril tomou as rédeas do Território, cumpriu  23 de abril daquele ano seu último dia no Palácio Presidente Vargas e, como fizera quando se identificou na noite de 31 de março, desapareceu. Na lista de governadores do Território seu nome não consta e nem sua foto na galeria dos que ocuparam a função desde 1944. 

Costumava visitar as escolas e, quando faltava professor, conforme narrava o historiador Abnael Machado de Lima, Anachreonte dava aula falando sobre civismo. Oficial da Engenharia do Exército, era considerado um bom professor de Matemática. O “homem das sombras” foi encontrado morto em seu apartamento do Rio de Janeiro, supostamente por um parceiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem