JOER 2022: Fase municipal dos Jogos Escolares de Rondônia em Cacoal reúne atletas em 18 modalidades esportivas

Em Cacoal, competições tem início nesta quarta-feira (20) e seguem até dia 9 de maio

Porto Velho, RO - Expectativa e muita empolgação marcaram a abertura da fase municipal dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) em Cacoal. A cerimônia oficial aconteceu na terça-feira (19) no Ginásio Poliesportivo Capitão Rui Luiz Teixeira. Atletas de 19 escolas cacoalenses, das Rede Estadual, Municipal e privada de Ensino participam da competição.

Após dois anos sem poder competir no Joer, que ficou suspenso devido à pandemia de covid-19, a judoca Tatiany Rocha, de 15 anos, está animada com a oportunidade. “Estou muito feliz por estar aqui e quero voltar com muito gás para conseguir um lugar no pódio”, declarou a atleta que recebeu a missão de acender a pira olímpica durante a cerimônia. Tatiany é aluna da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cora Coralina.

A fase municipal do Joer 2022 em Cacoal reúne 18 modalidades esportivas, entre elas voleibol, futsal, handebol, natação, atletismo, ciclismo, judô, ginástica rítmica, basquete, entre outros. A expectativa é de que mais de 800 atletas participem desta etapa dos Jogos Escolares. As competições tem início já nesta quarta-feira (20) e seguem até o dia 09 de maio.

Tatiany Rocha ascendeu a pira olímpica durante a cerimônia de abertura

“Por meio dos Jogos Escolares de Rondônia, o Governo do Estado tem o objetivo de promover o intercâmbio social e cultural entre os jovens, elevando os ideais de fraternidade, solidariedade e também a cultura da paz entre todos”, destacou o secretário executivo regional do Governo em Cacoal, José Moura dos Santos.

A importância do esporte, aliado à educação, é reconhecida pelos jovens atletas. “Eu acho importante, pois tanto o esporte como a educação nos tiram de caminhos ruins! Além disso, o esporte ajuda na disciplina e é uma influência muito boa para os estudos”, reforça a judoca.

Tatiany é faixa marrom na modalidade e este ano conquistou o 3º lugar na seletiva nacional do Gymnasiade, um evento multiesportivo mundial organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar. Praticante do judô desde os sete anos de idade, a atleta cacoalense já conquistou 17 vezes o título de campeã estadual nas categorias em que disputou.

Atletas de 19 escolas vão competir na fase municipal do Joer em Cacoal

Em Cacoal, os Jogos Escolares serão disputados principalmente nos ginásios poliesportivos Capitão Rui Luiz Teixeira e Senador Ronaldo Aragão. As escolas estaduais Cora Coralina, Clodoaldo Nunes de Almeida e Carlos Gomes também receberão algumas competições de modalidades esportivas como xadrez, judô, taekwondo, karatê, luta olímpica e ginástica rítmica.

“Com a realização dos Jogos Escolares de Rondônia, o Estado também quer incentivar, fomentar e despertar novos talentos esportivos. É uma competição baseada nos princípios do respeito e da compreensão mútua. O Joer tem o objetivo de fomentar a prática do esporte escolar, estimulando escolas públicas e particulares de todo o Estado”, ressalta o coordenador regional de Educação em Cacoal, Severino Bertino Neto.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem