INTEGRAR: Encontro de Planejamento Pedagógico do Polo Três reforça ações do Detran na Educação de Trânsito


INTEGRAR: Encontro de Planejamento Pedagógico do Polo Três reforça ações do Detran na Educação de Trânsito

Importância da integração e capacitação dos servidores do Detran Rondônia foi ressaltada

Porto Velho, RO - Chegou ao fim na sexta-feira (1º) o Encontro de Planejamento Pedagógico 2022 do Polo Três que compreende a Regional de Ouro Preto do Oeste, composto pelas localidades de Ji-Paraná; Castanheira; Presidente Médici; Mirante da Serra; Urupá; Teixeirópolis; São Miguel do Guaporé; Costa Marques; Alta Floresta; Nova União e Estrela de Rondônia. O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) por meio da Diretoria Técnica de Educação (Dtet) tem trabalhado com o objetivo de integrar, planejar e apresentar novos projetos que serão desenvolvidos do ano em todo o Estado. O Encontro aconteceu no período de 30 de março a 01 de abril em Ouro Preto do Oeste.

O diretor-geral do Detran Rondônia, Paulo Higo Ferreira de Almeida, que participou do encerramento do Encontro, falou aos servidores da importância da Educação de Trânsito, como a capacitação dos colaboradores não só dos que trabalham com Educação de Trânsito, mas de todos os servidores do Detran Rondônia e ressaltou a importância da integração entre as diretorias de Fiscalização e Educação.

Paulo Higo agradeceu ao Governo do Estado pelo apoio que tem dado as ações do Detran Rondônia e pela valorização aos servidores de forma geral em especial ao da autarquia, “os servidores efetivos do Detran foram os primeiros a serem beneficiados com o reajuste salarial”, afirmou o diretor-geral do Detran.

O diretor técnico da Educação de Trânsito, Ruymar Pereira disse que o Encontro Pedagógico tem como objetivo integrar os servidores e qualificar os servidores e ainda fazer o planejamento de forma alinhada das ações que serão realizadas durante o ano de 2022, “a integração e o planejamento são fundamentais para que façamos um trabalho forte de Educação de Trânsito em todo o Estado para que juntos possamos salvar vidas”, disse Ruymar Pereira.

Projeto Educação e Cidadania: Trânsito Seguro começa na Escola

O diretor de Educação também ressaltou a importância da parceria firmada com a Diretoria de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat), onde Educação e Fiscalização já estão somando forças em ações conjuntas a exemplo do “Duas Rodas, Uma só Vida” outras ações também já estão sendo desenvolvidas para que as duas diretorias desenvolvam juntas unindo Fiscalização e Educação em um só objetivo que é salvar vidas por meio de um trânsito mais seguro”, destacou Ruymar.

Durante o Encontro Pedagógico foram abordados temas como políticas nacionais de trânsito com ênfase no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) com determinações do Código Brasileiro de Trânsito (CTB); elaboração de projetos; monitoramento pedagógico; as regulamentações referentes à educação de trânsito; apresentação de projetos “Educar Para Vida”; Formação Continuada e Monitoramento, Educação e Cidadania – Trânsito Seguro começa na Escola; elaboração de projetos e atividades práticas, como intervenção educativa, pit stop e ações performáticas, como Roda de Conversa – Fantoches.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) viu a necessidade de revisar o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito abrindo discussão mais abrangente com órgãos e entidades governamentais e não governamentais integrantes do Sistema Nacional de Trânsito e posteriormente envolver, por meio de instrumentos de efetiva participação social.

O Encontro Pedagógico foi realizado em Porto Velho no período de 14 a 18 de março, polo dois – Regional de Cacoal de 22 a 25 de março e polo três – Regional de Ouro Preto do Oeste de 29 de março a 01 de Abril e finaliza no polo quatro – Regional de Ariquemes no período de 5 a 8 de abril.

O Encontro de Planejamento Pedagógico 2022, conta com os seguintes profissionais: professor Sidinei Rodrigues, pedagogas Priscila Costa e Glauce Souza de Abreu e a doutoranda Gilceli Oliveira. A Coordenadoria de Qualidade (Cquali) representada pela servidora Glacy Pires fez a certificação dos servidores.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem