CAPACITAÇÃO: Segundo Curso de Agentes de Trânsito é concluído pelo Detran para reforçar qualidade nos serviços à comunidade

Aulas presenciais do 2º Curso de Agentes de Trânsito aconteceram no Teatro Palácio das Artes, em Porto Velho

Porto Velho, RO - Com o objetivo de abordar conhecimentos sobre temas como o Código de Trânsito Brasileiro – CTB atual e sua aplicação prática nas diversas situações que envolvem o trânsito de veículos, o Departamento Estadual de Trânsito -Detran/RO realizou o 2º Curso de Agentes de Trânsito, em Porto Velho, que teve início no dia 14 de março, encerrando nesta quinta-feira (14) com a formatura de 50 agentes, no Teatro Palácio das Artes.

O diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida, explica que a autarquia vem trabalhando na busca gradual da excelência no atendimento a clientes internos e externos, e para atingir este objetivo, tem procurado capacitar e desenvolver os talentos humanos da organização.

Elissandra Almeida e Vander Fernandes dos Santos realizam a parte prática

“O curso tem como público-alvo profissionais que executam atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento nos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito – SNT”, – disse Paulo Higo.

Com 50 participantes, entre servidores da Capital e de municípios do Estado, o curso de 200 horas-aulas, aconteceu na modalidade remota e presencial, e o conteúdo programático abordou a legislação de trânsito, o SNT, normas de circulação e conduta, infrações e penalidades, prazos e processo de penalidade.

A aluna e agente de trânsito, Elissandra Almeida, que trabalha na fiscalização, conta que o curso é importante para atualização. “A metodologia dinâmica e interativa, utilizada para a realização da capacitação, composta de explanações teóricas, demonstrações e práticas supervisionadas durante a aula facilitam a aprendizagem dos alunos”.

Para o agente Vander Fernandes dos Santos, da Circunscrição Regional de Trânsito – Ciretran de Seringueiras, o curso é uma oportunidade de executar a atividade. “Em Seringueiras, realizamos mais trabalhos administrativos; participar do 2º Curso de Agentes de Trânsito agrega muito conhecimento, e espero poder praticar tudo que aprendi em aulas on-line e práticas”, conta.

Outro participante do Curso é o agente de trânsito, João Almeida de Barros Lima Neto, que representa o órgão no Comitê de Segurança Viária e no Fórum Estadual de Governança Climática. Ele parabeniza os gestores do Detran pela iniciativa na realização do curso.

Preparação das equipes, parte prática do curso de Agentes de Trânsito

“Destacamos essa formação, pois há muito tempo aguardávamos este momento, pois somos as legítimas autoridades de trânsito em nossas respectivas circunscrições regionais, e podemos ser a ponte para os gestores da autarquia na questão da segurança viária, atividade fim do Detran, que corresponde a defesa da vida”, agradece João Almeida

A coordenadora da Qualidade – Cquali, e responsável pela capacitação, Tiara Martins Barboza Martell, explica que a política adotada pelo Detran, no âmbito do aprimoramento e capacitação de servidores, busca oferecer qualidade nos serviços ofertados à comunidade. “É por este motivo que concentramos esforços para a realização contínua de cursos e treinamentos. Esse processo vem sendo construído paulatinamente, sendo a capacitação e o aprimoramento dos colaboradores internos, requisitos fundamentais para o sucesso do objetivo proposto do Programa de Qualidade da autarquia” – finalizou.

O 1º curso de Agentes de Trânsito do Detran-RO aconteceu em dezembro de 2021, com a formação de 50 agentes.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem