AGRONEGÓCIO: RondoLEITE e 1° Concurso de Qualidade de queijo vão estar entre as atrações na Rondônia Rural Show Internacional em maio


AGRONEGÓCIO: RondoLEITE e 1° Concurso de Qualidade de queijo vão estar entre as atrações na Rondônia Rural Show Internacional em maio

Primeira edição da Feira do Agronegócio do Leite, a RondoLEITE aconteceu em 2018

Porto Velho, ROCom o objetivo de fortalecer o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite no Estado, o Governo de Rondônia vai realizar a 3ª edição da Feira RondoLEITE, para proporcionar aos pecuaristas e envolvidos no agronegócio; diversas oportunidades de conhecimento acerca do tema que tem alavancado a economia do Estado.

Neste ano, a RondoLEITE vai ocorrer dentro da 9ª Rondônia Rural Show Internacional, que acontece de 23 a 28 de maio, no Centro Tecnológico Valdeci Rack, em Ji-Paraná. Todos os atores da pecuária leiteira terão a oportunidade de participar de discussões sobre as novidades, tecnologia, melhoramento genético, exposição de animais, debates sobre as dificuldades e o comportamento do mercado.

Para a coordenadora de Desenvolvimento Agropecuário da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, Carolina Parra, as perspectivas para esta edição 2022 são ainda melhores, com novas oportunidades de negócios, exposições de animais com padrão genético, disseminação de novas tecnologias. “Espera-se um número expressivo de visitantes no espaço da RondoLEITE, contribuindo assim, para o desenvolvimento da cadeia da bovinocultura leiteira do Estado de Rondônia”.

“O Poder Executivo tem feito muitos esforços para impulsionar a produção de leite no Estado. São vários projetos que estão sendo apoiados, principalmente com recursos do fundo ProLeite, e vão ser demonstrados com tecnologias, exposições de materiais de animais, entre outros, que estarão sendo disponíveis durante esta edição da Rondônia Rural Show”, disse o secretário da Seagri, Janderson Dalazen.

RONDOLEITE

A primeira edição da RondoLEITE foi em 2018, com o 1° Fórum Estadual da Qualidade do Leite, voltado para gestores de laticínios, com vitrines tecnológicas mostrando diversos cultivos de forrageiras. Durante o evento houve debates com a participação de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, Agência Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia – Idaron e a Seagri, a respeito da qualidade do leite no Estado e o programa “Leite Saudável”.

Exposição de bovinos, outra mostra, que contou com a participação da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ e da Associação de Criadores de Girolando.

Em 2019, a 2ª edição da RondoLEITE aconteceu paralela à 8ª Rondônia Rural Show, tendo um dos temas destaque; os “Desafios com a retirada da vacinação de febre aftosa”. Cerca de 200 animais foram expostos para comercialização da raça ou genética e contou mais uma vez com a participação das associações ABCZ, e de Criadores de Girolando.

1° CONQUEIJO

Durante as diversas programações que estarão sendo realizadas durante a 3ª da RondoLEITE, ocorrerá a 1ª edição do Concurso de Qualidade de Queijos de Rondônia – ConQueijo, que visa promover a qualidade e valorização das produções queijeiras das agroindústrias familiares e dos estabelecimentos agroindustriais de pequeno porte de leite e derivados, proporcionando ao produtor rural um maior conhecimento das características técnicas na qualidade do produto final oferecido, em função dos atributos sensoriais avaliados por analistas especialistas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem