AÇÃO EDUCATIVA: Condutores de veículos de Porto Velho são orientados sobre trânsito seguro durante ação "Motorista Camarada"


AÇÃO EDUCATIVA: Condutores de veículos de Porto Velho são orientados sobre trânsito seguro durante ação "Motorista Camarada"

Ação tem o objetivo principal de orientar os condutores

Porto Velho, RO - Orientando motoristas sobre a condução segura, e incentivando que entre os amigos escolham um, que não esteja ingerindo bebida alcoólica, para ser o condutor do veículo na volta para casa, o Departamento estadual de Trânsito – Detran/RO, realizou a ação “Motorista Camarada”, na sexta-feira (22) e sábado (23), em Porto Velho. A atividade foi executada pela equipe da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito – Dtet.

Os agentes da Educação de Trânsito estiveram em diversos bares da região Central e zona Leste da Capital. Com abordagem cordial, a equipe da Dtet orientou motoristas e distribuiu folders com dicas de segurança.

A ação “Motorista Camarada” resultou em 1.097 abordagens diretas e indiretas de pessoas, sendo 486 na sexta-feira, e 611 no sábado, num total de oito estabelecimentos visitados nas duas noites.

“Ação tem o objetivo principal de orientar os condutores logo que chegam nos locais de diversão para definirem quem será o motorista da vez. Caso o grupo não tenha o ‘Motorista Camarada’, é sugerido às pessoas que optem por transportes alternativos. A finalidade de nossas atividades é prevenir sinistros orientando condutores a prática de comportamentos seguros no trânsito” – disse o diretor da Dtet, Ruymar Pereira de Lima.

Um empresário demostrou interesse quanto à participação dos agentes da Educação para o trânsito em seu estabelecimento. Destacou ser um trabalho de relevância para conscientizar as pessoas em escolher o “Motorista Camarada” entre o grupo. Para ele, mais importante que a diversão é o cuidado com a vida, e disse que o estabelecimento está aberto para mais ações educativas do Detran.

“Conversar com motoristas sobre a responsabilidade de dirigir com civilidade e respeito às normas de trânsito, faz toda diferença para a preservação da vida. O artigo 47 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB, estabelece que a educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito”, completou o diretor da Dtet.

“Salvar vidas orientando condutores quanto ao perigo de dirigir sob efeito do álcool e retirando do trânsito motoristas alcoolizados, que são perigos em potencial, é uma das responsabilidades do Detran. Juntos salvamos vidas”, enfatizou o diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida, informando que para combater a embriaguez ao volante, além das ações educativas, a autarquia realiza atividades de fiscalização em todo o Estado.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem