QUALIFICAÇÃO: Curso Especializado de Atualização para mototaxistas abre calendário de atividades da Escola Pública de Trânsito


QUALIFICAÇÃO: Curso Especializado de Atualização para mototaxistas abre calendário de atividades da Escola Pública de Trânsito

Curso Especializado de Atualização foi destinado aos mototaxistas

Porto Velho, RO - A cerimônia de abertura do calendário escolar 2022 e aula inaugural do Curso Especializado de Atualização para mototaxistas articulado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), por meio da Coordenadoria da Escola Pública de Trânsito (Ceptran), aconteceu nessa quinta-feira (3) no auditório do Teatro Banzeiros, em Porto Velho.

O diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida, agradeceu a presença de todas as pessoas ao evento e destacou a importância da Ceptran, que tem um papel fundamental na formação de condutores mais conscientes, capacitados e habilitados para um trânsito mais seguro.
 
Escola Pública de Trânsito abre calendário 2022 com qualificação para mototaxistas

“Vivemos um momento complicado no trânsito da Capital e em todo o Estado, para mudar essa realidade a gente precisa da participação da sociedade e de uma articulação dos órgãos responsáveis pela política nacional de trânsito”, ressaltou Paulo Higo.

O diretor do Detran, orientou aos mototaxistas para tirarem o máximo de proveito do Curso de Atualização das normativas, para que o aprendizado seja refletido num trânsito mais seguro, com menos sinistros, principalmente dos motociclistas que são os mais vulneráveis e consequentemente as maiores vítimas de acidentes e mortes.

Paulo Higo agradeceu ao Governo de Rondônia pelo apoio às ações que o Detran tem realizado em todo o Estado, sempre buscando um trânsito ordeiro e humanizado.

No evento, ele mencionou o presidente da Associação dos Mototaxistas e Entregadores do Estado de Rondônia (Asmederon), Isaque Fernandes Ribeiro, que cobrou melhorias na sinalização de trânsito na cidade de Porto Velho.

Em resposta, o diretor da autarquia, disse que o problema da sinalização de trânsito, atinge também os municípios do interior e que o Detran tem tido esse retorno por parte dos profissionais que atuam nessa área e que o Detran tem uma prerrogativa de atuação importante nessa área e tem buscado trabalhar em parceria com os municípios na celebração de convênios, repassando recursos para os gestores municipais investirem em sinalização, uma forma de devolver ao contribuinte o imposto arrecadado, destacando o tripé do trânsito que é a Educação de Trânsito; a Fiscalização e a Engenharia que oferece condições de trafegabilidade.

Alcenira da Silva Costa, de 45 anos, trabalha como mototaxista desde 2010 e afirma que é o segundo curso de qualificação que participa, ressaltando a importância do aprendizado para a segurança do passageiro e do próprio condutor que trabalha profissionalmente no transporte de pessoas.

Alcenira da Silva Costa, ressalta a importância da capacitação na área

A mototaxista diz estar realizada com a profissão, e comentou que o maior desafio de todos os dias é encarar o trânsito que teria mudado muito desde que iniciou na profissão em 2010.

Ela destaca em quase 12 anos atuando na área já sofreu um acidente de trânsito muito grave que a deixou alguns meses sem conseguir trabalhar.

A Diretora Técnica de Educação de Trânsito (Dtet), Cláudia Roberta Stochi, salientou que além do cumprimento da função institucional, que tem a educação de trânsito como pilar, a Escola Pública promove uma devolutiva social, qualificando condutores, gerando emprego e renda.

Os cursos ofertados pela Ceptran são organizados numa perspectiva multidisciplinar nos termos da Resolução Nº 789 de junho de 2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), priorizando conhecimentos de direção defensiva, noções de primeiros socorros e combate a incêndios, relacionamento interpessoal no trânsito, saúde emocional dos condutores e direção psicológica, que primam pela observância do direito a um trânsito seguro para todos.

Prestigiaram o evento o secretário executivo do gabinete do Detran, Israel Sousa; o diretor técnico de Habilitação e Medicina de Trânsito, Hassan Mohamad Hijazi; o diretor técnico de Engenharia e Patrimônio, Clairton da Silva e a coordenadora de Qualidade, Tiara Martins Barbosa Martell.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem