DIA DA MULHER: Experiência marca representatividade feminina à frente da Educação Profissional em Rondônia


DIA DA MULHER: Experiência marca representatividade feminina à frente da Educação Profissional em Rondônia


Com apenas cinco anos de história, o Idep já matriculou mais de 15 mil alunos em todo Estado de Rondônia

Porto Velho, RO - A atuação da mulher no mercado de trabalho registra índice crescente de participação tanto em setores de base quanto nos cargos de liderança. É o que destaca o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep). À frente da autarquia de Educação Profissional do Governo de Rondônia, a presidente Adir Josefa de Oliveira destaca a força das mulheres ao descrever como a presença delas tem sido relevante nos cursos, tanto nos cargos de instrutoras quanto de alunas.

“A profissionalização e reconversão de profissões é uma preocupação de todos os membros da família, pois o mercado de trabalho atual está aberto a todos. Nesse sentido, elas têm buscado segmentos que antes eram vistos apenas como espaços masculinos, como na área da manutenção de máquinas pesadas e agrícolas, onde temos alunas formadas e em formação. Portanto, ela pode ir onde quiser e temos tido esse cuidado de inseri-las também nessas ocupações tradicionalmente de homens”, detalha Adir de Oliveira.

Presidente força das mulheres ao descrever como a presença delas tem sido relevante nos cursos

“A sensibilidade do Poder Executivo em proporcionar esses espaços também na gestão das pastas é a demonstração clara da força e da competência da mulher em ocupar seu lugar na sociedade”, completa a presidente.

DESAFIOS E SUPERAÇÕES

Com apenas cinco anos de história, o Idep já matriculou mais de 15 mil alunos em Rondônia, com cursos profissionalizantes nos 52 municípios, por meio das modalidades remota e presencial.

Para Adir de Oliveira, o desafio dessa empreitada é a internalização da informação quanto a importância da capacitação profissional na vida do trabalhador, que a partir desse conhecimento pode entrar diretamente no mercado, empreender ou usar essa bagagem para uma maior especialização, com um curso superior. “A educação profissional proporciona, em sua maioria, a teoria e prática, que enriquece o potencial do cidadão e seu currículo”.

Para a presidente, o trabalho já realizado pelo Governo de Rondônia nesse campo, tem como principal impacto a capacitação profissional dos rondonienses em diversos eixos tecnológicos. “Isso propicia a oportunidade de empregabilidade e empreendimento, para si e suas famílias, então essa é a nossa satisfação, de ver vidas transformadas para melhor, com uma grande gama de oportunidades. Assim, a expectativa é alcançar ainda mais rondonienses com os cursos de formação inicial, qualificação profissional e técnicos”, conclui.

Nesta terça-feira, 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Para homenagear as mulheres servidoras estaduais, foi programada uma série de matérias especiais nos órgãos do Governo do Estado e estarão sendo publicadas no Portal.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem