PRESERVAÇÃO: Parceria entre Sedam e Ibama prevê reativação do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres em Rondônia


PRESERVAÇÃO: Parceria entre Sedam e Ibama prevê reativação do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres em Rondônia


Cetas realizará atendimento para animais silvestres apreendidos, vítimas de maus tratos e abandono

Porto Velho, RO - O Estado de Rondônia ganhará mais uma infraestrutura para preservação da fauna e flora. Desenvolvendo o projeto de implementação de resgate de animais silvestres, a Secretária de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) esta realizando as tratativas para a reativação do Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas) em Porto Velho. O local passará a tratar de animais que precisam de cuidados depois de serem resgatados entregues voluntariamente pelas equipes de fiscalização da Sedam e outras entidades ambientais.

Considerando a necessidade de um centro de regaste de animais em Rondônia, a Sedam em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), deu inicio às discussões e estudos visando a possibilidade de ativação do Cetas no Estado, a partir acordo de cooperação técnica para a gestão compartilhada do centro. De acordo com o termo firmado, caberá ao Cetas receber e prestar os cuidados destes animais apreendidos em operações pelos órgãos de fiscalização, como a Sedam; de denuncias de maus tratos, ou que são encontrados feridos nomeio rural e urbano durante patrulhamento ambiental.

O fornecimento da infraestrutura para implementação do Cetas é a principal contribuição da Empresa Santo Antônio Energia S.AO, para o acordo de cooperação, já que o município dispõe das instalações físicas para funcionamento do Cetas, construídas/adaptadas através como medida de compensação ambiental da empresa.

O Secretário da Sedam esteve visitando as instalações do Cetas

“Teremos toda uma estrutura preparada e adequada para receber estes animas resgatados pelo Ibama, a Sedam e outros órgãos, para fazer o tratamento e acompanhamento deste bichos até o retorno deles ao meio ambiente. Esta construção foi um ganho para o meio ambiente, pois vai garantir os cuidados necessários a espécies de animais resgatados ou apreendidos ilegalmente”, explica coordenador de Educação Ambiental da Santo Antônio Energia S.AO, Caio Ribeiro.

Segundo o analista ambiental do Ibama de Rondônia, Ricardo Alexandre, a gestão compartilhada da unidade permitirá que a Sedam e o Ibama atuem juntos nas atividades de recepção, triagem e cuidado dos animais silvestres que são resgatados. “Teremos toda uma estrutura com equipe qualificada a disposição dos animais silvestres, será um trabalho maravilhoso, e muito benéfico para nosso Estado. É um lugar para que os animais fiquem ali para se reabilitar e serem posteriormente soltos em seu habitat natural ou destinados para um espaço especial”, afirmou Ricardo.

Como marco inicial das atividades, o secretário da Sedam, Marcílio Leite, conheceu a estrutura Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), administrado pelo Ibama no intuito de elaborar a melhor forma de reinstalação do Cetas em Rondônia.

Durante a visita o secretário ressaltou a importância da implantação deste centro como um reforço significativo no cuidado com a saúde da fauna. “O Cetas tem a função de reabilitar os animais silvestres para devolvê-los à natureza e foi pensado para ser implantado justamente em uma área de preservação ambiental que já é administrada pelo Governo do Estado, através da Sedam, para os animais se recuperarem em um ambiente mais propício”, relata.

Os prazos para o funcionamento do Cetas se dará após a formalização dos planos de trabalho, elaborados pelas áreas técnicas dos órgãos envolvidos no funcionamento do acordo.

Estiverem presente na visita, a coordenadora de Educação Ambiental da Sedam, Maricélia Cantanhêde; o coordenador de Educação Ambiental da Santo Antônio Energia, Caio Ribeiro; e o analisa ambiental do Ibama de Rondônia, Ricardo Alexandre.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem