PANDEMIA: População precisa manter cuidados básicos para evitar disseminação da covid-19


PANDEMIA: População precisa manter cuidados básicos para evitar disseminação da covid-19


Protocolos sanitários devem continuar a ser seguidos, mesmo após vacinação

Porto Velho, RO - Manter o uso de máscara, higienização das mãos e o distanciamento social são cuidados básicos que devem ser mantidos mesmo após o recebimento de todas as doses da vacina contra a covid-19. A recomendação do município busca evitar a disseminação do novo coronavírus e suas variantes em Porto Velho.

“Mesmo com duas doses de vacina e a dose de reforço, ainda existe a chance de infecção pela covid-19. Essas vacinas diminuem a chance de você desenvolver um quadro grave, evitando a necessidade de internação e até de morte, porém, as infecções ainda podem ocorrer”, explica Maiara Soares, infectologista do município.

Outra preocupação das autoridades em saúde são as pessoas assintomáticas, que costumam não apresentar qualquer sintoma, mas continuam a transmitir o vírus sem perceber. O fenômeno reforça a importância de se continuar com todos os cuidados. “A máscara ainda é a forma mais eficaz de prevenir a transmissão da covid-19, assim como a higiene das mãos”, enfatiza a infectologista.

CUIDADOS

Um dos principais cuidados é o ato correto de lavar bem as mãos com água e sabão até o pulso, de ambos os lados, entre os dedos e também as unhas. De preferência, secar as mãos com toalhas descartáveis. No caso de não ter onde lavar as mãos, a orientação é utilizar álcool 70% ou álcool em gel em todos os lados da mão e entre os dedos.

Imunização de crianças é orientada como forma de controle da pandemia

Além disso, deve-se utilizar o álcool para higienizar superfícies como mesas e outros móveis, bem como os locais de maior contato em um ambiente, como maçanetas de portas e puxadores de gavetas, por exemplo, além de manter os ambientes sempre bem arejados e com luz solar.

A infectologista explica que tais cuidados não evitam somente a propagação da covid-19. “Você também está prevenindo a gripe, que é causada pela influenza. Essas medidas servem para essas duas infecções respiratórias e outras infecções, mesmo as bacterianas e parasitárias que causam diarreias e também são transmitidas pela falta de higiene das mãos”, comentou.

NÃO RELAXAR

Ainda conforme as orientações de Maiara Soares, não é o momento para relaxar e tampouco deixar de cumprir com todas as medidas de precaução. Ela ressalta a importância da vacinação infantil contra a covid-19.

“Nesse momento de volta às aulas presenciais, também é importante que os pais vacinem as crianças, porque elas também podem transmitir para todas as pessoas que moram na sua casa”, completou, acrescentando que os adultos também precisam tomar todas as doses do imunizante.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem