INTERCÂMBIO: Estudantes de Rondônia inscritos no programa Jovens Embaixadores devem ficar atentos ao cronograma


INTERCÂMBIO: Estudantes de Rondônia inscritos no programa Jovens Embaixadores devem ficar atentos ao cronograma


Podem participar do programa alunos do Ensino Médio de todo o Brasil, com idade entre 15 e 18 anos

Porto Velho, RO - Os estudantes que possuem perfil de liderança e conhecimento da Língua Inglesa e que estejam matriculados na Rede Estadual de Ensino, cursando Ensino Médio devem ficar atentos ao prazo para a inscrição do Programa “Jovens Embaixadores”, que iniciou em novembro de 2021, foi prorrogado até dia 17 de fevereiro. Os estudantes terão a chance de concorrer a 50 vagas do programa adotado pelo Governo de Rondônia, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Já os alunos que realizaram o pré-cadastro pelo site Jovens Embaixadores, devem ficar atentos ao preenchimento do formulário de inscrição on-line que segue até dia 27 de fevereiro, onde devem cadastrar todos os documentos comprobatórios dos pré-requisitos.

O programa é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América, e no Brasil é coordenado pela Embaixada Americana. Funciona como um intercâmbio de cerca de três semanas nos Estados Unidos.

Os candidatos selecionados viajarão entre os meses de junho e julho de 2022, onde participarão de oficinas e atividades de liderança e empreendedorismo social, como também outras atividades relacionadas ao tema e apresentações sobre o Brasil. Ao final do programa, vão desenvolver um esboço do projeto de empreendedorismo/impacto social a ser implementado em suas comunidades locais.

De acordo com os organizadores do programa, uma vez que o mundo continua em alerta e ainda com algumas restrições devido à pandemia da covid-19, caso não seja possível realizar o intercâmbio nos Estados Unidos em julho de 2022, os selecionados serão convidados para participar de um intercâmbio em formato virtual.

A divulgação da lista dos selecionados para participar do Jovens Embaixadores está prevista para 25 de abril de 2022, no site oficial do programa. Para mais informações os estudantes devem consultar o Edital.

CRONOGRAMA
  • ETAPA 1 – do lançamento do programa até 17 de fevereiro de 2022: Os interessados preenchem o pré-cadastro on-line via Facebook, www.facebook.com/JovensEmbaixadores, ou pelo link: www.jovensembaixadores.org.br
  • ETAPA 2 – até 27 de fevereiro de 2022: Os candidatos concluem o preenchimento do formulário de inscrição on-line e carregam todos os documentos comprobatórios dos pré-requisitos.
  • ETAPA 3 – até 13 de março de 2022: As Instituições Parceiras (IPs) revisam a documentação dos candidatos, aprovando-os ou reprovando-os para a próxima etapa do processo seletivo.
  • ETAPA 4 – 18 de março de 2022 (das 14:00 às 17:00, horário de Brasília)*: Todas as IPs do Brasil aplicam o exame escrito na mesma data e horário.  *NOTA: Na medida do possível, o exame escrito será realizado em formato presencial. Em momento oportuno, todas as IPs receberão informações detalhadas sobre a aplicação das provas.
  • ETAPA 5 – até 03 de abril de 2022: As IPs aplicam o exame oral, visitam a residência dos candidatos* com os melhores resultados nas etapas anteriores e selecionam os estudantes que participam da Seleção Nacional.
  • ETAPA 6 – 14 de abril 2022: O Comitê de Seleção da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil reúne-se para fazer a revisão do material dos semifinalistas e selecionar os novos Jovens Embaixadores.
  • ETAPA 7 – até 25 de abril de 2022: A Embaixada e Consulados dos EUA anunciam a lista dos selecionados para participar do Programa Jovens Embaixadores 2021.
  • ETAPA 8 – maio-junho de 2022: Os Jovens Embaixadores providenciam a emissão do passaporte e demais documentos necessários para a viagem aos Estados Unidos em julho de 2022, conforme orientações da Embaixada dos EUA.  Nesta etapa realizaremos, também, encontros virtuais em preparação para o intercâmbio.
  • ETAPA 9 – 28 de junho a 1 de julho de 2022 (datas exatas a serem confirmadas quando do lançamento do programa): Orientação Pré-Partida e entrevista de visto para a viagem aos Estados Unidos – caso a viagem para os Estados Unidos seja autorizada pelo Departamento de Estado dos EUA.
  • ETAPA 10 – 1 de julho de 2022 (data exata a ser confirmada): Embarque para os Estados Unidos – caso a viagem para os Estados Unidos seja autorizada pelo Departamento de Estado dos EUA.
  • ETAPA 11 – 2 a 16 de julho de 2022 (datas exatas a serem confirmadas): Programação nos Estados Unidos.
  • ETAPA 12 – 17 de julho de 2022 (data exata a ser confirmada): Chegada dos Jovens Embaixadores de volta ao Brasil.  Regresso aos respectivos estados de origem.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem