CIDADANIA: Ação do "Rondônia Cidadã" oferece à população de Cacoal serviços em áreas essenciais neste fim de semana


CIDADANIA: Ação do "Rondônia Cidadã" oferece à população de Cacoal serviços em áreas essenciais neste fim de semana

O “Rondônia Cidadã” é um programa do Governo Estadual que facilita o acesso da população para uma série de serviços

Porto Velho, RO - Com a realização do Programa “Rondônia Cidadã” em Cacoal, neste fim de semana, o Governo de Rondônia facilitou a vida de muitas pessoas. O atendimento no município acontece na Escola Estadual Bernardo Guimarães, no Bairro Princesa Isabel. As atividades iniciaram no sábado (19), às 8 horas, com encerramento às 17h30. Já no domingo (20), o atendimento será realizado das 8 horas às 14 horas.

“Esta é mais uma ação do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Sicial (Seas), para beneficiar a população rondoniense. Neste fim de semana, a edição do “Rondônia Cidadã” é em Cacoal. São dois dias que o Estado coloca à disposição da comunidade, uma variedade de serviços em áreas essenciais”, ressaltou a secretária adjunta da Seas, Liana Silva de Almeida.

João Batista Moutier, de 20 anos, aproveitou a oportunidade para tirar os documentos de identificação. O jovem foi acolhido por uma Comunidade Terapêutica de Cacoal. A falta de documentos de identificação estava sendo um empecilho.

“Tudo o que a gente vai fazer precisa de documentação. Então numa ação como essa, que a gente vem e consegue nossos documentos, é como se a gente se achasse, conseguisse se adequar à sociedade”, destacou João Batista Moutier.

Neste primeiro momento, os documentos adquiridos por João Batista, por meio do “Rondônia Cidadã”, vão permitir ao jovem voltar aos estudos. “Agora eu sei que é possível a gente voltar para uma rotina, voltar a ser normal. É esperançoso para nós ter a chance de um futuro”, declarou.

O pastor e administrador da entidade terapêutica, Huelem Fábio Rodrigues dos Santos, elogiou a iniciativa e já pede que mais ações como essa, do Governo de Rondônia, aconteçam. “Geralmente o público que sofre pelo uso de substâncias químicas, tendem a necessitar desse tipo de serviço, porque a grande maioria chega na comunidade terapêutica sem nenhum documento. Então trabalhos como esse ajudam bastante, por ser no fim de semana e ser realizada uma força-tarefa. Tudo isso traz mais disponibilidade e facilidade para a população que na correria do dia-a-dia não consegue ter acesso. Que ações como esta aconteçam mais vezes”, ressaltou.

Maria Ivani de Oliveira Leite disse que atendimento foi rápido

Quem também não perdeu a oportunidade e procurou o “Rondônia Cidadã” na manhã de sábado (19) em Cacoal, foi a aposentada Maria Ivani de Oliveira Leite, de 74 anos. “Eu vim aqui porque preciso tirar a 2ª via do Registro de Nascimento para depois poder tirar o meu Registro Geral (RG). Aqui me atenderam muito bem, foi rápido, tiraram todas as minhas dúvidas e eu vou conseguir ter os meus documentos”, comemorou.

Já Rosânia Gomes Santana de Oliveira, de 48 anos, além de ter perdido a Identidade Civil há pelo menos seis anos, aproveitou o programa do Governo de Rondônia para atualizar todos os documentos. Divorciada, ela quer que em todos os seus documentos constem o nome de batismo. “Esse programa traz facilidade para gente, porque é no fim de semana e está sendo bem rápido. A gente vem e já é atendida pelo pessoal, que presta toda a assistência. Não precisa fazer agendamento”.

O PROGRAMA

Idealizado pela Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), o “Rondônia Cidadã” é um programa do Executivo Estadual que facilita o acesso da população para uma série de serviços em áreas essenciais. Entre eles, destaque para a emissão da 1ª e 2ª vias do RG; solicitação da 2ª via de Certidões de Nascimento e Casamento; emissão da taxa para renovação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH); apresentação e cadastramento no “Geração Emprego”; emissão do Passe Livre do idoso e pessoas com deficiência; Carteira de Trabalho e Previdência Social Digital (CTPS); informações quanto ao seguro desemprego e demais orientações; confecção de currículos; orientações jurídicas nas relações de consumo; Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf-Mulher e Jovem); Previdência Social para Assegurado Especial (Rural); apresentação do Programa Microcrédito Produtivo Orientado de Rondônia (Proampe) e plataforma digital; orientações sobre acesso a microcrédito produtivo e orientado; atendimento direto ao público, com abertura de processos; cadastro no Programa “Mulher Protegida”; cadastro na Plataforma “Não me Perturbe”, entre outros.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem