Flurona: paciente diagnosticada com Covid e gripe em RO não tomou vacina para nenhuma das doenças


Flurona: paciente diagnosticada com Covid e gripe em RO não tomou vacina para nenhuma das doenças


Mulher foi internada no Cemetron em Porto Velho — Foto: Sesau-RO/Reprodução

Porto Velho, RO - A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) divulgou que a primeira paciente contaminada com gripe e Covid-19 ao mesmo tempo em Rondônia é uma mulher de 31 anos. Segundo a Sesau, ela não tomou a vacina contra nenhuma das duas doenças e está em estado grave.

De acordo com os dados divulgados pela Secretaria, a mulher deu entrada no Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) no dia 17 de dezembro de 2021. Seis dias depois, ela foi entubada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

No diagnóstico médico da paciente, consta que ela está com pneumonia causada por Sars-Cov-2 e Influenza. A dupla infecção pelas doenças é conhecida como "flurona", uma junção das palavras "flu", que é gripe em inglês, com parte da palavra "coronavírus".

Como saber se eu tenho flurona?

Por causa da semelhança dos sintomas, as duas infecções podem ser inicialmente confundidas. A única forma de identificar a flurona é fazendo os testes para Covid-19 e Influenza. Alguns sinais podem ajudar a diferenciar as doenças.

A gripe, como é chamada a infecção pelo vírus influenza, apresenta sintomas agudos logo nos primeiros dias da doença, como febre alta, tosse, dor de garganta, coriza e congestão nasal.

Já nos casos de Covid-19, a doença começa a evoluir a partir do 7° dia, podendo ou não levar a um quadro de insuficiência respiratória. Os sintomas mais comuns da Covid são dor na garganta, no corpo, congestão nasal e dores estomacais e diarreia.


Fonte: G1/RO

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem