BEM-ESTAR: Polícia Militar de Rondônia fortalece ações da Campanha "Janeiro Branco" de promoção e proteção da saúde mental


BEM-ESTAR: Polícia Militar de Rondônia fortalece ações da Campanha "Janeiro Branco" de promoção e proteção da saúde mental


Campanha Janeiro Branco orienta pessoas a se afastarem de situações que gerem emoções negativas

Porto Velho, RO - Com o objetivo de promover a saúde mental do policial militar, o Governo de Rondônia realiza anualmente a Campanha “Janeiro Branco” no início de cada ano. O evento visa uma percepção e reflexão da saúde mental dos profissionais da Segurança Pública rondoniense.

A responsável pela Diretoria de Serviço Social (DISS), capitã PM Magda Marcielle Kwirant Tatagiba, explicou que a Campanha “Janeiro Branco” surgiu em 2013, por meio de psicólogos de Uberlândia (MG), que inspirados na Campanha do Outubro Rosa pensaram em um projeto que instigasse as pessoas a pensarem sobre a própria saúde mental.

A capitã acrescenta que a promoção da Saúde Mental passa pela compreensão de que a saúde emocional é tão importante quanto a física. Ela acredita que, “a adoção de hábitos saudáveis afeta tanto o bem-estar do corpo quanto o da mente”.

A campanha orienta as pessoas para se afastar de situações que gerem emoções negativas, separe um tempo para o lazer, pratique atividade física, tenha uma dieta saudável e cuide da qualidade do sono e mesmo com as orientações de distanciamento social, não se esqueça de dar atenção aos amigos e aos familiares, mesmo que virtualmente.

DISS

“Hoje estão sendo ofertados serviços na modalidade presencial e on-line. “O policial militar que estiver precisando de ajuda poderá encontrar profissionais psicólogos capacitados para lhe atender”, disse a diretora de Serviço Social da PMRO.

Márcia Marcielle comenta que se na cidade em que reside não tiver uma unidade de saúde da PM, o profissional da Segurança Pública pode entrar em contato com a DISS e solicitar que o atendimento seja feito remotamente.

Vale ressaltar que a diretoria oferece atendimento terapêutico, plantão psicológico (casos urgentes, sem necessidade de agendamento), e temos ainda dois protocolos: um para o atendimento quando o policial vivencia eventos críticos, como tiroteio ou qualquer outro evento que possa gerar impacto na sua saúde mental durante o serviço, e outro de atenção psicossocial ao policial militar em risco de suicídio.

“Durante o ano abrimos também inscrições para grupos terapêuticos, cursos e palestras, no formato presencial e on-line, relacionados a promoção de saúde, como o Grupo Calma (MENTE), Curso de Casais e de educação e saúde financeira, entre outras temáticas”, reforça a diretora do DISS.

A Diretoria de Serviço Social da PMRO está disponível por meio da Central de Agendamentos, nos Telefones (69) 98482-7137 e (69) 3216-8869.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem