Investimento milionário do município permite aquisição de insumos farmacêuticos
Hevélin Holanda, diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica
Ao todo, mais de 300 tipos de produtos foram entregues à população que busca tratamento médico na rede municipal de saúde. O número é resultado de um investimento de cerca de R$ 12 milhões pela Prefeitura.
Segundo a diretora do DAF, Hevélin Holanda, 19 servidores municipais são responsáveis pela programação de compras, recebimento, conferência, armazenamento e distribuição dos insumos farmacêuticos. “Os servidores trabalham tanto na parte estratégica que é o administrativo, quanto no operacional que corresponde aos setores de armazenamento e distribuição”, explica.
A distribuição segue um processo rigoroso, que vai desde o planejamento estratégico de compra até a distribuição do medicamento nas unidades. Uma ampla logística que busca garantir a qualidade e a eficiência do tratamento médico de um paciente.
Mais de 300 tipos de produtos foram entregues à população em 2021
Já na zona de quarentena, os produtos passam pela segunda conferência. É justamente nesta parte que é feita a inclusão dos produtos no Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Sistema Hórus). Logo após a inclusão, todos os produtos seguem para o setor de armazenamento e, posteriormente, vai para a zona de distribuição até ser enviado às unidades de saúde.
“O departamento é responsável por toda a logística, organização e controle. Trata-se de um processo criterioso que permite que o medicamento chegue em condições adequadas à população, principalmente em localidades mais distantes do nosso município”, explica Hevélin.
O DAF atua na programação de compras, recebimento, conferência, armazenamento e distribuição dos insumos, uma vez que a entrega de medicamentos aos pacientes é padronizada nas unidades de saúde.
Tags:
Porto Velho