OPORTUNIDADES: Alunos de Pimenta Bueno concluem curso profissionalizante ofertado pela Escola Móvel de Frigorífico e Piscicultura


OPORTUNIDADES: Alunos de Pimenta Bueno concluem curso profissionalizante ofertado pela Escola Móvel de Frigorífico e Piscicultura



“Educação sobre Rodas” visa difundir primeiro emprego e qualificar cidadãos para oportunizar ingresso ao mercado de trabalho

Porto Velho, RO - Após 60 horas, divididas em aulas teóricas e também práticas, 26 alunos concluíram na sexta-feira (3) os cursos técnicos para produção de embutidos e defumados oferecidos pelo Governo de Rondônia, em Pimenta Bueno. Todas as aulas foram ministradas pelo instrutor Kléber Delgado na Escola Móvel de Frigorífico e Piscicultura, coordenada pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep).

“Neste curso, houve pessoas que vieram por curiosidade, mas a maioria veio fazer porque quer fazer disso uma fonte de renda. Tivemos alunos que trabalham em feira livre, por exemplo, e compram defumados para revender e que agora querem fazer o próprio defumado. Tem aluno que faz linguiça para consumo próprio e que agora viram a chance de buscar mais conhecimento para fazer dessa atividade uma fonte de renda”, destacou o instrutor dos cursos.

Aos 16 anos, Estefani Cardoso Ribeiro, não perdeu a chance de ir em busca de conhecimento e aprender novas atividades. “O que me motivou foi a chance de aprender novas coisas. É muito bom a gente ter experiência, até mesmo para o nosso currículo para quando a gente for em busca de um serviço. O curso foi muito bom, uma experiência incrível. Quando surgirem novas oportunidades, quero participar”, destacou.


Produção de embutidos e defumados são oferecidos na Escola Móvel de Frigorífico e Piscicultura

A jovem também fez questão de elogiar a iniciativa do Governo do Estado, de levar conhecimento e oportunidades aos municípios rondonienses, por meio do projeto “Educação sobre Rodas”.

“Eu achei a ideia da Escola Móvel incrível. É muito legal, o Governo de Rondônia levar conhecimento para todos os municípios do Estado, dar essa chance para que muitas pessoas aprendam uma profissão, uma atividade. A estrutura é simplesmente incrível. O nosso professor nos ensinou muitas coisas, de fácil compreensão para colocarmos em prática tudo o que aprendemos”, completou.

Além da Escola Móvel de Frigorífico e Piscicultura, dentro do projeto “Educação sobre Rodas” o Poder Executivo conta com outras três escolas itinerantes, são as unidades de Máquinas Agrícolas, Panificação e Confeitaria e a de Imagem Pessoal. Em Pimenta Bueno, novas turmas serão abertas para os cursos de produção de embutidos e defumados e as inscrições já podem ser feitas no Portal do Idep.

Nas aulas, o instrutor Kleber Delgado busca instruir os alunos quanto ao processamento e conservação da matéria-prima e produtos, ao mesmo tempo em que os desafia a aplicarem soluções tecnológicas para aumentar a produtividade e desenvolverem produtos e processos. Entre as disciplinas estão: segurança alimentar, boas práticas de fabricação, manuseio dos equipamentos e primeiros socorros. Todos os insumos necessários para as aulas práticas também são fornecidos pelo Executivo Estadual.

“Aqui todos aprenderam a padronização das receitas, como fazer cada uma, a diferença de um produto para outro, principalmente na área de defumados. Cada produto tem uma técnica diferente”, finalizou Kleber Delgado.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem