LANÇAMENTO CEARO: Primeira etapa da Central de Abastecimento de Rondônia em Porto Velho vai ser lançada nesta sexta-feira, 17


LANÇAMENTO CEARO: Primeira etapa da Central de Abastecimento de Rondônia em Porto Velho vai ser lançada nesta sexta-feira, 17



Já foram iniciadas as reformas da estrutura do local como limpeza, ligação de energia e água, entre outros

Porto Velho RO - Será lançada nesta sexta-feira (17), às 9 horas, em Porto Velho, no Distrito Industrial, a 1ª etapa da implantação da Central de Abastecimento de Rondônia (Cearo). Fazem parte dessa fase as instalações para o funcionamento do programas de Aquisição de Alimentos (PAA) Estadual e Federal, agroindústrias e os permissionários participantes. O local, onde será instalada a Cearo, já possui um galpão com mais de 2.500 mil metros quadrados, guarita, sala de motoristas, almoxarifado, sala do administrativo, refeitório, ambulatório e são três áreas com banheiros e vários reservados.

A solenidade de lançamento será prestigiada pela ministra do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, “Durante o lançamento vamos apresentar para à sociedade e para a ministra Tereza Cristina a área inicial da Cearo e, também, a planta de outros investimentos que serão necessários para a execução das outras etapas do projeto. Será uma grande conquista para nós e a realização de um sonho”, destacou o gestor da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Evandro Padovani.

O Governo de Rondônia já iniciou as reformas da estrutura do local como limpeza, ligação de energia e água, entre outros. A implantação da Cearo nesta área é estratégica para atender o fluxo de mercadorias perecíveis e garantir mercado interno e externo para os pequenos e médios produtores rurais da região e estimular a produção da agricultura familiar, reduzir a dependência externa de produtos hortifrutigranjeiros no Estado, garantir a comercialização, além de proporcionar trabalho e renda para produtores rurais.


Etapa compreende uma área com cerca de 20 mil metros quadrados

A estrutura vai compreender uma área total de 108 mil² que serão divididas nas seguintes etapas: etapa I cerca de 20 mil metros quadrados; etapa II com 22 mil metros e etapa III com mais de 65 mil metros.

De acordo com Padovani, a Cearo faz parte do Plano Estratégico do Governo do Estado. “Este projeto está em andamento desde 2019 e graças a Deus e ao apoio do governador Marcos Rocha e demais Secretarias, conseguimos uma área com uma estrutura boa para iniciar o projeto, onde os produtores poderão expor e comercializar seus produtos para grandes empresas de mercado atacadista”, informou.

Na etapa II, será realizada a expansão da área dos permissionários e processo de Modelagem da Governança e na etapa III, a construção e expansão da área construída com os entrepostos de pescado, carne, entre outros. Para a implantação da Cearo, serão investidos, nos próximos três anos, um total de R$ 34 milhões nas três etapas, com recursos provenientes dos Governos de Rondônia e Federal.

A Cearo será um divisor de águas para a agricultura familiar dos 52 municípios de Rondônia. “A produção da agricultura familiar avançou significativamente nos últimos anos no Estado, mas os pequenos produtores têm dificuldades na comercialização de excedentes de produção e a Cearo vai oportunizar aos municípios, um local para encaminhar os excedentes de produção, principalmente de hortifrutigranjeiros do Estado”, disse o secretário.

Para colocar em funcionamento a Cearo, a Seagri juntamente com a Emater realizou um mapeamento nos 52 municípios, de tudo que se produz no Estado pela agricultura familiar. Outro levantamento está sendo feito junto com os mercados e atacadistas com o intuito de levantar o quantitativo e os produtos que compram toda semana, mês e ano para organizar o sistema de produção e comercialização. Toda produção agrícola abastecerá Rondônia e outros estados, como: Acre, Amazonas e Roraima.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem