EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Mais de nove mil pessoas são capacitadas em cursos profissionalizantes em Rondônia em 2021


EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Mais de nove mil pessoas são capacitadas em cursos profissionalizantes em Rondônia em 2021


De janeiro a novembro de 2021, foram matriculados quase nove mil alunos em cursos de qualificação e mais de 300 em cursos técnicos

Porto Velho, RO - Se sentir capaz de ter o próprio negócio, estar mais seguro para ingressar no mercado de trabalho e descobrir-se com potencial para começar uma nova carreira. Esses foram alguns dos resultados relatados na formatura de alunos dos cursos profissionalizantes do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), realizada na segunda-feira (20), no Teatro Estadual Palácio das Artes, em Porto Velho.

A cerimônia também marcou o avanço da capacitação gratuita dos rondonienses. Em todo o Estado, de janeiro a novembro deste ano, foram matriculados 8.919 alunos em cursos de qualificação e 347 nos cursos técnicos. A expansão da Educação Profissionalizante faz parte da meta estabelecida no Plano Estratégico de Rondônia – Um Novo Norte, Novos Caminhos criado pelo Governo de Rondônia para dar oportunidade de crescimento econômico para a população.

Bruno de Oliveira, fez seis cursos e recebeu do governador Marcos Rocha certificado de conclusão

Oportunidade que fez Bruno de Oliveira decidir ser empreendedor no ramo alimentício e ainda garantiu um emprego formal. “Fiz seis cursos do Ideb ao longo de 2021 que me ajudaram muito. Eles me deram uma nova visão de mundo. Me tornei uma pessoa diferente, não só pela didática do curso, mas pelo empenho dos professores em transformar pessoas; eles não só te ensinam, dão um caminho para você”.

Aos 24 anos, Bruno deu um novo rumo para a vida. “Hoje, sou empreendedor junto com a minha mãe e o curso me deu essa visão”. Como a venda de comida acontece à noite, ele ainda conseguiu uma vaga de recepcionista em um hotel. “Eu sei que foi essa capacitação que me fez vencer a concorrência. Sou muito grato ao Governo por ter feito da Educação Profissionalizante uma meta. Ano que vem, vou fazer novos cursos”, considera.

Para o governador Marcos Rocha, oferecer capacitação adequada é a maneira de fazer com que as pessoas possam ter dignidade de ser acolhida no mercado de trabalho, ter renda e realizar seus sonhos. Além disso, ele pontou que quando pessoas crescem economicamente, o Estado se desenvolve. E assegurou ainda que o Governo de Rondônia está trabalhando não só para capacitar a população como também para garantir que haja empregos para elas.

Karina Cavalcante agradeceu pela oportunidade e dedicação dos professores

“Rondônia é triplo ‘A’ em solidez fiscal e reconhecido nacionalmente como um Estado transparente nas contas públicas. Sabe o que isso significa? Que as empresas terão segurança em se instalar no Estado, e assim muitas vagas de emprego serão geradas. Já temos mais de 600 empresas interessadas em investir em Rondônia. Por isso, o que peço a vocês é que façam sempre o que é certo e façam a diferença na sociedade. Vamos sempre fazer o bem para o nosso Estado”, disse o governador.

QUALIDADE

Os cursos foram definidos conforme vocação de cada município. Na Capital, a população teve oportunidade nas áreas de Assistente de Recursos Humanos; Auxiliar de Escritório; Recepcionista; Auxiliar Administrativo e Gestão da Propriedade Rural.

“Foi uma experiência muito boa e gratificante, principalmente porque eu, como dona de casa não tinha muito o que fazer, e quando eu conheci o curso do Ideb foi uma coisa muito boa porque eu me dediquei completamente, fui aprendendo coisas novas. Eu que nunca na minha vida me imaginei fazendo um curso de RH, fiz. Não tenho palavras para descrever a qualidade e a dedicação de cada professor. E quando o Ideb abrir novas vagas, irei fazer outro curso”, afirma Karina Cavalcante.

Pedro Henrique fez três cursos e garante que isso vai valorizar o currículo para conseguir emprego

“Eu fiz três cursos e exigiu muito esforço da gente, no último até queria desistir, mas não parei, e conclui. Foram cursos muito bons que tenho a certeza que vão valorizar o meu currículo para eu conseguir um emprego. E eu já estou me preparando para fazer um novo curso”, conta Pedro Henrique Alves, 18 anos.

A estudante de medicina veterinária, Karen Cavalcante, aproveitou a chance de capacitação e fez três cursos. “Eu aproveitei para estudar bastante nesses cursos já que o ensino estava sendo remoto. Foi uma experiência incrível, aprendi muito, não só como profissão, mas como experiência de vida mesmo. Eu até tive ideias para abrir um negócio próprio para colocar esses conhecimentos em prática”.

REFERÊNCIA NACIONAL

O Idep oferece capacitação por meio Centro Técnico Estadual de Educação Rural Abaitará (Centec Abaitará), em Pimenta Bueno e da Escola Técnica Estadual (Etec), em Porto Velho.

Além disso, o Governo do Estado investiu quase R$ 9 milhões nas Unidades Móveis Profissionalizante: Escola Móvel de Máquinas Agrícolas; Escola Móvel de Frigorífico e Piscicultura, Escola Móvel de Imagem Pessoal e Escola Móvel de Panificação e Confeitaria.

Com o conhecimento adquirido, Karen Cavalcante, planeja abrir negócio próprio

‘‘O MEC veio aqui para verificar a forma da nossa expansão da Educação Profissional. Fomos informados que Rondônia é o primeiro estado do Brasil a investir em unidades profissionalizantes itinerantes. São estruturas modernas com o que há de melhor em tecnologia”, afirmou a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira.

A presidente ainda destacou que o fechamento do ciclo de capacitações deste ano é um momento muito feliz e reforça o compromisso do Poder Executivo com a profissionalização dos cidadãos.

“Esse Governo fez um investimento gigantesco em educação profissional dos cidadãos, inclusive dos professores; tivemos mais de 100 docentes formados em curso de especialização, algo inovador. A expansão da Educação Profissional vai permitir termos profissionais que nos ofereçam serviços de qualidade em diversos eixos”.

O evento ainda teve a participação das diretoras dos centros profissionalizantes, do gestor da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Marcus Rito, que agradeceu o Idep pela parceria que permitiu a capacitação de mais de 500 pessoas do Sistema Penitenciário esse ano; do coordenador de Políticas Públicas para a Juventude da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejucel), Gabriel Barbosa, que destacou a satisfação de contribuir com o Ideb por meio do “Emprego Mais, Empreenda Juventude”, o qual realizou Lives para divulgar as inscrições dos cursos.

OPORTUNIDADES PARA 2022

Na oportunidade, o Governo de Rondônia fez o lançamento dos Cursos Técnicos para 2022. As matrículas vão estar abertas em janeiro. Haverá mais de 380 oportunidades para:

Técnico em Administração – nos distritos de Calama e São Carlos em Porto Velho e Mirante da Serra;

Técnico em Comércio – em Porto Velho;

Técnico em Enfermagem – em São Francisco e Cerejeiras;

Técnico em Estética – em Porto Velho;

Técnico em Eventos – em Porto Velho;

Técnico em Suporte e Manutenção de Informática – em Cabixi, Guajará Mirim e São Miguel do Guaporé;

Técnico em Recursos Humanos – em Nova Brasilândia e

Técnico em Segurança do Trabalho – em Chupinguaia.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem