COLABORAÇÃO: Servidores da Idaron dão apoio ao serviço veterinário oficial da Bolívia e vacinam rebanhos contra a raiva dos herbívoros


COLABORAÇÃO: Servidores da Idaron dão apoio ao serviço veterinário oficial da Bolívia e vacinam rebanhos contra a raiva dos herbívoros



Ações incluem exames de pata e boca em animais suscetíveis à febre aftosa

Porto Velho, RO - Servidores da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) retomaram, neste mês de dezembro, às ações de apoio ao Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária da Bolívia (Senasag), para monitoramento e inspeção dos rebanhos, com exame de pata e boca, e combate à raiva dos herbívoros, por meio de vacinação contra a doença. Ao todo, serão aplicadas 14,6 mil doses da vacina.

Além de proteger os rebanhos, combatendo e prevenindo doenças infecciosas que podem comprometer a segurança sanitária dos animais e causar perdas econômicas ao produtor, a cooperação entre a Idaron e Senasag reforça o programa sanitário boliviano, ajudando a região a avançar sanitariamente para conseguir o status de livre de febre aftosa sem vacinação, com reconhecimento internacional e, ao mesmo tempo, garantir, através das ações de fronteira, a manutenção do status de livre de aftosa sem vacinação em Rondônia.

As atividades, que seguem as orientações do Governo de Rondônia, são desenvolvidas em propriedades localizada nos territórios bolivianos do Departamento Del Beni, Pando, Passo Firme, Remanso, Cafetal, Bela Vista, Pacuzal e Las Cruz, região que faz fronteira com os municípios de Guajará-Mirim, Costa Marques, Pimenteiras e com o distrito de Porto Rolim, em Alta Floresta.

O trabalho teve início dia 1º de dezembro, em Porto Rolim e Pimenteiras. No distrito pertencente a Alta Floresta a atividade segue até sexta-feira, 10, já em Pimenteiras o serviço só será finalizado dia 13. na região de Guajará-Mirim a operação teve início nesta terça-feira, 7, e segue até o dia 21. Em Costa-Marques, os trabalhos iniciaram no último sábado, 4, e só será encerrado dia 19. Todas as ações são acompanhadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), através da Superintendência Federal de Agricultura em Rondônia.


O objetivo é garantir a proteção dos rebanhos de Rondônia

PARCERIA

Desde a criação da Agência Idaron, em 1999, quando deu início ao plano de sanidade animal e erradicação da febre aftosa, o Governo Estadual reconheceu a importância de atuar em conjunto com a Bolívia e, mais recentemente, por conta do reconhecimento internacional como área livre de febre aftosa sem vacinação, reforçou as unidades da Idaron na fronteira, com ampliação dos serviços e cooperação nas fiscalizações, a fim de manter a prevenção de doenças.

O objetivo é garantir a proteção dos rebanhos de Rondônia e integrar os serviços veterinários oficiais de Rondônia e dos departamentos bolivianos, possibilitando tanto a troca de informações em tempo real, quanto a capacitação técnica, para um melhor desempenho profissional de ambas as agências. “Essa parceria permite que possamos atuar de forma integrada ao longo de toda fronteira entre o Brasil (Rondônia) e a Bolívia, com efetivo atendimento não só ao pecuarista, mas a todo produtor rural que esteja instalado nessa área de alcance”, salientou.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem