TRÂNSITO ACESSÍVEL: Proposta do Plano Municipal de Mobilidade Urbana será discutida de 17 a 19 de novembro


TRÂNSITO ACESSÍVEL: Proposta do Plano Municipal de Mobilidade Urbana será discutida de 17 a 19 de novembro


Tema geral da audiência será mobilidade

Porto Velho, RO - A proposta do Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Porto Velho será amplamente discutida com a população, durante audiências públicas online, previstas para acontecer entre os dias 17 e 19 de novembro. As transmissões serão feitas pelo Youtube. O link para participar das discussões será divulgado no dia da audiência, na página da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran).

A Diretora de transportes da Semtran e coordenadora do Plano de Mobilidade, Rosana Matos, pede que a população participe e apresente suas ideias, propostas e sugestões. Ela explica que o Plano é o instrumento legal que vai orientar as políticas públicas a serem implementadas pelos próximos dez anos, com objetivo de melhorar a mobilidade urbana para todos, tanto na cidade quanto na zona rural.

“Qualquer pessoa pode participar das audiências, porque toda sociedade faz parte da mobilidade urbana. É importante que os participantes exponham suas necessidades em relação ao tema. Por mais que a gente faça um estudo profundo, ninguém melhor que a população para falar o que realmente precisa. Por isso, quanto mais participação melhor”, afirmou.


Discussões buscam integrar motoristas e pedestres em prol de um trânsito seguro

Ainda segundo Rosana Matos, até abril de 2022, todo município brasileiro com mais de 20 mil habitantes deverá estar de acordo com o Plano de Mobilidade Urbana, conforme estabelece a Lei Federal Nº 12.587/2012, que trata da política nacional para o setor.

ASSUNTOS

No dia 17 de novembro, o tema geral da audiência será a mobilidade. Na ocasião, serão discutidos os seguintes assuntos: implantação e instalação de calçadas e áreas de circulação a pé; criação de condições adequadas para circulação de ciclistas (ciclovias e ciclofaixas); e promoção da acessibilidade universal, que tem a ver com o direito de todas as pessoas se locomoverem.

No dia seguinte (18), o tema geral será trânsito. Serão tratadas questões relacionadas à gestão integrada da mobilidade com planejamento e ordenação do solo urbano; classificação e hierarquização do sistema viário e organização da circulação; instrumentos para o controle e desestímulo ao transporte individual motorizado; circulação viária em condições seguras e humanizadas; e estruturação institucional.

Já no dia 19 do mesmo mês, serão abordadas situações relacionadas ao transporte coletivo; acessibilidade, transporte coletivo e escolar rural; transporte de carga e transporte individual motorizado público, a exemplo de táxis, mototáxis e transporte por aplicativos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem