PEAA RONDÔNIA: Produtores rurais iniciam entregas de produtos alimentícios para a segunda etapa do Programa Estadual de Aquisição de Alimentos


PEAA RONDÔNIA: Produtores rurais iniciam entregas de produtos alimentícios para a segunda etapa do Programa Estadual de Aquisição de Alimentos



Alimentos são doados às famílias carentes e entidades socioassistenciais cadastradas no programa

Porto Velho, RO - Produtores rurais da agricultura familiar do Estado iniciaram, nesta semana, as entregas de produtos alimentícios ao Programa Estadual de Aquisição de Alimentos (PEAA), do Governo de Rondônia, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) em parceria com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) e prefeituras municipais.

Esta proposta faz parte da segunda etapa do edital de Chamada Pública n° 001/2021 para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar, no âmbito do PEAA Rondônia, no valor de R$ 1.175.000,00 (um milhão, cento e setenta e cinco mil reais) provenientes de recursos próprios do Governo do Estado, executado na modalidade compra e doação simultânea.


Produtora Maria Helena na entrega dos alimentos ao PEAA

Em Porto Velho, 28 produtores foram beneficiados com a proposta. De acordo com a produtora do setor chacareiro, Maria Helena, a entrega de sua produção fortalece a renda familiar. “Eu participo do PEAA há sete anos e com certeza ajuda muito nossa renda. O programa é muito importante para nós porque vai ajudar no investimento da agricultura familiar e melhorar nossa produção. Hoje, eu entrego ao PEAA, quiabo, maxixe, pimenta de cheiro, cebolinha, coentro, couve, abóbora, mandioca, pepinos, jiló, banana e pimenta ardida”, contou.

Mais de 100 produtores rurais e cinco cooperativas de Rondônia foram beneficiados com a nova proposta de participação da segunda etapa do edital. Segundo o secretário da Seagri Evandro Padovani, o PEAA é um programa que incentiva o desenvolvimento da Agricultura Familiar do Estado.

“Com a execução do PEAA, os produtores têm a oportunidade de comercializar suas produções e conquistar uma forte renda para subsistência, além de incentivá-los a plantar e produzir mais. Com a compra e doação simultânea, muitas famílias carentes e entidades socioassistenciais também são beneficiadas. É um programa forte que ajuda muitas famílias do Estado”, destacou Padovani.

Os produtores estão entregando diversos produtos ao programa estadual em todo o Estado, sendo eles: mandioca, abóbora, couve, alface, cheiro verde, quiabo, feijão, melancia, mamão, abacaxi, limão, banana, batata, peixe, biscoito, polpas de frutas, doces, cebolinha, maxixe, coentro, e outros alimentos produzidos em suas propriedades.

A execução do programa ocorrerá até o final do mês de novembro em vários municípios. O Governo do Estado continua em busca de novos recursos para atender a todos os municípios e garantir alimento às famílias carentes e fortalecer o trabalho e renda dos produtores.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem