PARCERIA: Equipamentos de lavanderia e climatização são entregues ao Hospital de Base Ary Pinheiro


PARCERIA: Equipamentos de lavanderia e climatização são entregues ao Hospital de Base Ary Pinheiro



Equipamentos vão auxiliar nas atividades dos servidores, dando agilidade aos trabalhos que são feitos 24 horas por dia

Porto Velho, RO - O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), recebeu nesta segunda-feira (8), equipamentos para reestruturação da lavanderia do Hospital de Base Ary Pinheiro (HBAP), em Porto Velho. A iniciativa ocorreu por meio de convênio com uma concessionária de energia do Estado, que visa reduzir o consumo de energia na unidade hospitalar, com equipamentos de primeira qualidade, gerando economia de gastos.

A obra de reestruturação da lavanderia e climatização, faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), do Governo Federal, com o investimento de mais R$ 1,4 milhão, como importante apoio e reconhecimento aos atendimentos feitos pelo hospital.


Calandra é usada para higienizar lençóis e evitar a contaminação por bactérias e vírus

O vice-governador José Jodan esteve presente na entrega dos equipamentos, agradecendo a concessionária pela doação. “É uma parceria que trará benefícios à população, pois todo o hospital será atendido. São equipamentos que vão gerar grande economia de energia e com isso, haverá mais recursos para investir em medicamentos, capacitação de pessoas, médicos e enfermeiros”.

Para o diretor-geral do HBAP, Enoque do Carmo, o material vai dar agilidade nos processos de trocas e higienização dos tecidos. “Além da economia que será gerada, o trabalho será facilitado para os 60 servidores que atuam 24 horas para atender toda a demanda da unidade hospitalar, que atende todo o Estado de Rondônia”.

O secretário da Saúde, Fernando Máximo, citou as ações feitas pela concessionária durante a pandemia, como a canalização de gases, leitos de UTIs, melhorias nas redes elétricas e com a entrega de equipamentos, é mais um benefício para a população.

“São grandes máquinas, com maior eficiência, gerando uma economia significativa ao hospital, ajudando não somente aos pacientes, mas a todos os servidores”, disse Máximo.

ESTRUTURA


Para a nova estrutura da lavanderia, cada secadora vai processar até 45 quilos de roupa

Na estrutura da nova lavanderia foram instalados 12 ares-condicionados, certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e com selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel); quatro secadoras industriais e uma calandra industrial, para secar e passar tecidos ao mesmo tempo, por meio de cilindros de metal. O equipamento é importante para higienizar lençóis e evitar a contaminação por bactérias e vírus.

Com os maquinários instalados, a estimativa para a economia é de 439,66 MWh/ano, sendo portanto, a mesma quantidade de energia para abastecer cerca de 166 casas populares. Na lavanderia do HBAP, são lavados mais de 800 quilos de roupa durante 24 horas.

No início deste ano, a Sesau recebeu obras de infraestrutura para a abertura de 54 novos leitos e tubulação de gás medicinal para o HBAP, além de mais 22 leitos na Unidade de Assistência Intensiva (AMI).

Para dezembro, o programa vai iniciar a instalação de placas solares e substituição de lâmpadas no Centro de Reabilitação Neurológica Infantil de Cacoal (Cernic) e na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Espigão do Oeste.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem