NOVEMBRO AZUL: Mais de 400 homens em Rondônia serão atendidos com mutirão de ultrassonografia para detectar câncer de próstata


NOVEMBRO AZUL: Mais de 400 homens em Rondônia serão atendidos com mutirão de ultrassonografia para detectar câncer de próstata



Mutirão de ultrassonografia para detectar câncer de próstata deve atender 440 homens de todo o Estado até o dia 30, no HB

Porto Velho, RO - Nem a máscara conseguiu esconder, na tarde desta quarta-feira (10) o sorriso expresso no olhar do produtor rural Leonel Barbosa dos Santos, 75 anos. 

Nas mãos, o motivo: o resultado do exame de próstata constatando que está tudo certo com a saúde. A felicidade foi tanta que ele saiu pelos corredores do hospital expressando a gratidão. 

‘‘Graças a Deus’’. Leonel foi o primeiro a ser atendido pelo mutirão realizado pelo Governo de Rondônia com a missão de zerar a fila de ultrassonografia da próstata.

Incluindo Leonel, o mutirão, executado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), deve atender 440 homens de todo o Estado no período de 10 até o dia 30 de novembro, no Hospital de Base Ary Pinheiro, uma média de 20 pacientes por dia. 

A iniciativa, que faz parte das estratégias da Campanha Novembro Azul de promoção da Saúde do homem, foi bem recebida pelo público masculino, pois coloca fim à ansiedade de saber se está livre da doença ou mesmo para tratá-la a tempo de vencê-la.


Produtor rural Leonel Barbosa dos Santos, comemorou a boa avaliação da próstata

VALORIZAÇÃO DA VIDA

Foi assim com Leonel, e não foi por acaso que o diagnóstico trouxe um alívio para ele. No primeiro exame, a notícia de que havia alteração na próstata, o preocupou, mas determinado, não se abalou, passou a acompanhar com afinco a situação.

Essa já é a terceira vez que ele monitora como está a próstata. Ao lado da esposa que o acompanha em cada exame, Leonel evidencia a grande motivação de cuidar da saúde: valoriza a vida que tem.

Mesmo aposentado, ele continua ativo e faz aquilo que gosta. Em uma propriedade na região do rio das Garças, em Porto Velho, possui uma fazenda onde cria gado. ‘‘A qualidade de vida é melhor’’, explica a escolha.

Leonel deixa um recado para o público masculino. ‘‘A gente sabe que é uma obrigação de todo homem fazer o exame de próstata e é importante. Não é para procurar o médico só quando está sentindo algo, está na pior, é melhor se prevenir’’.


Melqui Vieira faz exames com frequência para avaliação da próstata

PREVENÇÃO

Leonel foi atendido pelo médico Juan Carlos Boado que reforçou a importância da prevenção ao câncer de próstata. ‘‘Esse exame de ultrassonografia é para avaliar o tamanho e o volume da glândula prostática, e faz parte dos três exames de próstata. Aliado a ele tem o exame de sangue antígeno prostático específico (PSA) que indica trata-se de câncer ou não; e se a próstata está aumentada tem que ir a um urologista fazer o toque retal. É muito importante que os homens a partir de 40 anos vençam o tabu, e façam esses exames’’, explica.

Outros que também passaram pelo consultório do doutor Juan Carlos Boado no primeiro dia de mutirão, foram Anilbal Venâncio, 71 anos, e Melqui Vieira, 58 anos.

Foi por ter dificuldades em urinar e passar a ir ao banheiro seis vezes em uma única noite, que Anilbal desconfiou que algo não estava certo, e procurou atendimento médico. 

Já Melqui, era incentivado pela empresa, onde trabalhava a fazer exames anualmente, e foi por volta dos 55 anos que o diagnóstico apontou alteração na próstata. 

Ele mantém vigilância da situação por meio dos exames. Os dois foram unânimes em fazer o apelo aos homens para que procurem pela prevenção.


Diretora adjunta do HBAP, afirma que o mutirão trará um impacto positivo para promoção da Saúde do homem

CELERIDADE

A celeridade na realização das ultrassonografias nos moldes de um mutirão é uma conquista comemorada pela direção do hospital, pois significa que a fila de 440 pacientes, em busca do exame, vai zerar esse mês, e é um incentivo para que mais homens busquem pela prevenção, que tem início nas unidades de saúde mantidas pelas prefeituras e com encaminhamento seguem para a Rede Estadual de Saúde. 

A diretora adjunta do HBAP, Sandra Petillo, conta o impacto positivo do mutirão para promoção da saúde do homem.

‘‘Buscamos conscientizar a população masculina sobre a importância do autocuidado, e a gente pede que cada paciente aproveite a oportunidade. Esse mutirão trata-se de ultrassonografia sem biópsia, onde é avaliado se há algum resultado não benéfico e se existir, o paciente é encaminhado para a ultrassonografia com biópsia, na qual é feita a retirada de uma amostra para que seja feita uma análise, o que permite o diagnóstico precoce da doença’’, disse a diretora, já adiantou que um novo mutirão, desta vez com ultrassonografia com biópsia, está sendo programado para dezembro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem