MUNICIPALIZAÇÃO: Detran Rondônia treina agentes de trânsito de Buritis durante a ação “Duas Rodas, Uma Só Vida”


MUNICIPALIZAÇÃO: Detran Rondônia treina agentes de trânsito de Buritis durante a ação “Duas Rodas, Uma Só Vida”


Agentes municipais de trânsito de Buritis são treinados pelo Detran Rondônia

Porto Velho, RO - O Governo de Rondônia por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) tem trabalhado junto aos prefeitos para municipalizar o trânsito. A prefeitura de Buritis é municipalizada desde 2018 e está reestruturando a Diretoria de Trânsito.

O treinamento teórico e prático fazem parte dessa reestruturação. A parte teórica foi realizada na quinta-feira (4) na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), e a prática durante ação “Duas Rodas, Uma Só Vida”, que foi realizada na Avenida Porto Velho, região central de Buritis.

O diretor de Fiscalização e Ações de Trânsito (DTFAT) e Coordenador da Lei Seca em Rondônia, Welton Roney Nunes Ribeiro, destacou a importância da municipalização de trânsito e disse que o Detran Rondônia não tem medido esforços para oferecer aos municípios municipalizados todo o suporte, tanto na parte teórica quanto na prática, a exemplo do que está sendo realizado como o município de Buritis. “Aproveitamos a nossa estada em Buritis que está sendo atendida com a ação “Duas Rodas, Uma Só Vida” para realizarmos o treinamento dos agentes municipais de trânsito”, afirmou Welton Ribeiro.

Segundo o chefe da Seção de Cadastramento de Auto de Infração de Trânsito (Secaitra) e agente de trânsito, Johelyton Hartmann Saldanha, responsável pelo treinamento teórico e prático dos agentes municipais de trânsito de Buritis, o curso consiste em acompanhar os agentes durante a fiscalização, onde são preenchidos os auto de infração no formulário e depois, no momento em que esses dados são lançados no sistema DetranNet que é o sistema online do Detran Rondônia.

O diretor Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana de Buritis, Jessé da Silva Costa, falou da importância do treinamento e de estar recebendo profissionais da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito. “Quem vai ganhar com esse trabalho, será a sociedade que terá um trânsito mais ordeiro e humanizado”, disse Jessé Costa.


Trânsito de Buritis é municipalizado e agentes são treinados na teoria e prática

O diretor de Trânsito, disse que a municipalização de Buritis aconteceu em 2018, mas que agora que está se preparando para iniciar o trabalho de fiscalização ostensiva, junto com os agentes da Ciretran e policiais militares da própria localidade. “Temos quatro agentes municipais de trânsito que trabalham em escala de 12h de serviço, o município fez aquisições de tablets e impressora e assim estamos reestruturando a Diretoria de Trânsito de Buritis”, afirmou Jessé.

Além do diretor, fizeram o treinamento os agentes de trânsito, Eduardo Ferreira de Oliveira e Welison Germano Correia, que atuaram na prática durante a ação “Duas Rodas, Uma Só Vida”. Os agentes terão a responsabilidade de repassar o conhecimento aos outros dois agentes.

Diretores do Detran Rondônia estão visitando prefeitos e secretários municipais de trânsito para apresentar o programa de municipalização do trânsito. Este programa garante ao município o reconhecimento e a integração ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT) além de autonomia para gerir o transito conforme a realidade local, autuando diretamente por meio de seus próprios agentes de trânsito ou indiretamente com a polícia militar.

A Municipalização do Trânsito é uma obrigação determinada pela Lei nº 9.503 de 22 de setembro de 1997, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e tem como proposta possibilitar o gerenciamento do trânsito de maneira mais eficiente e ágil, resultando em um aumento na qualidade de vida da população, melhorando o desenvolvimento urbano na cidade através de ações de orientação, educação, engenharia e fiscalização.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem