INFRAESTRUTURA: Governo de Rondônia conclui serviços de recuperação de 300 quilômetros de estradas em Ji-Paraná e Presidente Médici


INFRAESTRUTURA: Governo de Rondônia conclui serviços de recuperação de 300 quilômetros de estradas em Ji-Paraná e Presidente Médici



Malha viária sob a responsabilidade do Governo de Rondônia totalmente recuperada na Região Central do Estado

Porto Velho, RO - Por meio do trabalho executado pelo Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) durante o período de seca, o Governo de Rondônia concluiu na sexta-feira (5) a recuperação dos 300 quilômetros de vias não pavimentadas sob sua responsabilidade nos municípios de Ji-Paraná e Presidente Médici.

Com base num Plano Anual de Trabalho, as equipes da 8ª Residência Regional do DER foram divididas em frentes de serviço para atender, inclusive, vias municipais sob termo de cooperação, como as Linhas do km 9 e do km 12, em Ji-Paraná e a Linha 114, entre Presidente Médici e Ministro Mario Andreazza.

De acordo com o residente regional, Klayson Furtado, nestes termos de cooperação estabelecidos, foram realizadas obras não só de recuperação, mas também de melhorias, tais como: substituição de bueiros e pontes de madeira. “Pelos termos de cooperação, foram executados serviços como reconformação de plataforma, recomposição de revestimento primário, limpeza lateral, saídas d’água e sinalização”, explica.


Frente de serviço da 8ª RR-DER faz a recuperação da Linha 114

Furtado destaca ainda que os trabalhos de manutenção das vias devido ao período de inverno amazônico já se iniciaram, com foco na eliminação de atoleiros, abertura de saídas d’água, desobstrução de bueiros e recuperação de pontes de madeira para garantir o tráfego, mesmo com as chuvas intensas.

Com base nas ações integradas entre as regionais, o DER tem focado na recuperação total das rodovias com e sem pavimentação asfáltica sob responsabilidade do Governo do Estado, bem como auxiliar na manutenção de vias municipais de maior importância.

Segundo o diretor-geral do DER, Elias Rezende, é o conjunto de procedimentos técnicos executados dentro de um Planejamento Anual de Trabalho que garante a qualidade dos resultados. “O governador Marcos Rocha tem acompanhado de perto as ações do DER nos 52 municípios. Por meio de uma gestão transparente e responsável, tem garantido que nossas equipes consigam fazer mais pela infraestrutura do Estado, com qualidade e eficiência no uso dos recursos públicos”, detalha.


Intervenção infraestrutural na via com corte de morro e atenuação de aclive

Nos municípios de Ji-Paraná e Presidente Médici, onde atua a 8ª RR-DER, cerca de 300 quilômetros de rodovias estaduais sem pavimentação asfáltica recebem periodicamente manutenção para garantir a trafegabilidade, sem interrupção dos trabalhos, até mesmo durante a pandemia de covid-19.

Na região outros 100 quilômetros de vias pavimentadas recebem a manutenção executada pela Usina de Asfalto do DER de Ji-Paraná, além da atenção dada pela atual gestão Marcos Rocha ao Aeroporto José Coleto e ao Parque tecnológico Vandeci Rack.

Ao todo, o DER tem sob sua responsabilidade mais de seis mil quilômetros de vias com e sem pavimentação nos 52 municípios, além de quatro aeroportos no interior do Estado. Para executar a recuperação, manutenção e melhoria de toda esta infraestrutura, o órgão dispõe de mais de 1200 servidores, 14 Residências Regionais e quatro Usinas de Asfalto Usinado a Quente (CBUQ).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem