EDUCAÇÃO SOBRE RODAS: Em Pimenta Bueno, Escola Móvel do Governo de Rondônia terá cursos em três períodos


EDUCAÇÃO SOBRE RODAS: Em Pimenta Bueno, Escola Móvel do Governo de Rondônia terá cursos em três períodos



Carreta se transformou em sala de aula para atender 60 alunos divididos em turmas com aulas pela manhã, tarde e noite

Porto Velho, RO - Em Pimenta Bueno, na tarde de quarta-feira (10), aconteceu a aula inaugural dos cursos técnicos para produção de embutidos e defumados, na Escola Móvel de Frigorífico e Piscicultura, coordenada pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep). 

A carreta, estacionada ao lado da Prefeitura do município se transformou em sala para aplicação de aulas teóricas e práticas para a formação dos 60 alunos inscritos, que vão ser divididos em três turmas, com aulas nos períodos da manhã, tarde e noite.

Escolas itinerantes é um dos investimentos realizados pelo Governo de Rondônia na Educação Profissional, com a finalidade de difundir o primeiro emprego e também qualificar cidadãos para oportunizar um ingresso mais rápido ao mercado de trabalho. Foram empregados no projeto “Educação sobre Rodas” aproximadamente R$ 9 milhões.


Aula inaugural aconteceu no Centro Cultural Antônio Augusto Neves em Pimenta Bueno

“Toda a batalha que você vai enfrentar na sua vida, passa pela experiência e pelo conhecimento que você adquiriu. Quando a gente olha uma carreta e o Estado investindo em conhecimento técnico e prático, nós não estamos apenas olhando para um ato político ou uma ação de governo, estamos falando da transformação de uma sociedade. Isso porque a prosperidade passa pela qualificação técnica”, destacou o secretário chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves.

Com carga horária de 60 horas, o eixo tecnológico dos cursos de Embutidos e Defumados e a Produção Alimentícia. Durante as aulas, o professor Kleber Delgado vai instruir os alunos quanto ao processamento e conservação da matéria-prima e produtos, e também a aplicarem soluções tecnológicas para aumentar a produtividade e desenvolverem produtos e processos.

ESCOLAS MÓVEIS

Dentro do projeto “Educação sobre Rodas”, implantado pelo Idep, o Poder Executivo conta com quatro escolas móveis, duas delas focadas no empreendedorismo, onde o participante aprende a gerar a própria renda e montar o próprio negócio.

“O Governo de Rondônia pensou em atender mais espaços, mais territórios em um mesmo momento e com agilidade maior. As unidades móveis chegam com rapidez e capacitam uma parte da população para que a partir daí, ela já tenha a chance de empreender ou se capacitar para trabalhar em uma empresa”, detalhou o gestor da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Suamy Vivecananda.


Escolas itinerantes é um dos investimentos realizados pelo Governo de Rondônia na Educação

As Escolas Itinerantes vão percorrer os municípios rondonienses com foco no desenvolvimento regional, como explicou a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira. “Nós fizemos um estudo de todas as regiões do Estado, nos 52 municípios, verificando quais são as suas potencialidades. Verificamos a demanda de mercado, qual a necessidade de capacitação para essas localidades, pensando dessa forma, as ações estão focadas no desenvolvimento local”.

Além da Escola Móvel de Frigorífico e Piscicultura, o projeto “Educação Sobre Rodas” conta com as unidades de Máquinas Agrícolas, Panificação e Confeitaria e a de Imagem Pessoal.

Todos os cursos oferecidos pelas escolas itinerantes são gratuitos. Para conferir a abertura de novos cursos e vagas basta acompanhar as publicações no Portal do Idep.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem