DEFESA DO CONSUMIDOR: Programa “Procon Uni” apresenta ações desenvolvidas para 20 acadêmicos de Direito de Porto Velho


DEFESA DO CONSUMIDOR: Programa “Procon Uni” apresenta ações desenvolvidas para 20 acadêmicos de Direito de Porto Velho


Acadêmicos tiveram oportunidade de conhecer a estrutura de funcionamento do Procon

Porto Velho, RO - O Programa e Orientação e Defesa do Consumidor de Rondônia (Procon) deu início nesta sexta-feira (19), em Porto Velho, a primeira etapa do seu programa “Procon Uni”, que consiste num encontro de acadêmicos do curso de Direito em grande jornada pelo órgão, guiados por agentes que apresentam suas estratégias e a forma de atuação em defesa do consumidor.

A proposta, segundo o coordenador estadual do Procon, Ihgor Jean Rego, é trazer os acadêmicos para conhecer a realidade do Direito do Consumidor na prática e a rotina de trabalho do Procon, numa troca de experiências de caráter mútuo, capaz de proporcionar conhecimento e, por conseguinte, colaborar com o desenvolvimento e formação dos novos advogados, ao mesmo tempo que auxilia e contribui para o fortalecimento da defesa do consumidor, melhorando as ações do Procon de Rondônia.

Nesta primeira etapa o “Procon Uni” recebeu os primeiros 20 acadêmicos de uma instituição de ensino superior de Porto Velho, com o projeto de se expandir para atender também aos acadêmicos do interior do Estado já em 2022, promovendo a integração do Procon com as universidades. “Estamos estabelecendo parcerias importantes com este objetivo”, disse Ihgor Jean Rego, explicando que a ideia é dar oportunidade para que os futuros advogados tenham essa vivência com o órgão, de modo a estabelecer parâmetros entre o ensinamento teórico e a prática propriamente dita do ensinamento do direito.

INICIATIVA DE VALOR

Para a professora Marlen de Oliveira, que acompanhou os estudantes do curso de Direito nesta jornada, esta decisão do Procon é uma iniciativa de valor, pelo aprendizado que traz aos acadêmicos nesta visita institucional, que além de tornar possível conhecer a estrutura de funcionamento do órgão de defesa do consumidor, possibilita também um confronto saudável do ensinamento teórico com a prática.

Para ela, é um programa extremamente importante pelo conteúdo que agrega aos estudantes, fazendo que que eles percebam a importância do Direito do Consumidor na vida das pessoas, do cidadão, e sua aplicabilidade. “Parabéns ao Procon por esta iniciativa”, disse a professora.

Acadêmico do 7º período do curso de Direito, o futuro advogado Victor Valério, destacou a relevância do programa “Procon Une”, que abre esta oportunidade para os estudantes de Direito, de conhecer na prática como tudo funciona. “Vimos aqui um pouco do trabalho do órgão, seu programa de fiscalização e até sobre o poder de polícia do Procon”, disse sublinhando a atividade afim do órgão de combate às irregularidades e abusos contra o consumidor.

Para ele o papel do órgão de defesa do consumidor vai muito além das ações de fiscalização. “Aprendemos aqui que é também importante educar as partes – o consumidor e as empresas sobre seus direitos e deveres”, disse elogiando o coordenador do Procon, Ihgor Rego, que também é professor

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem