COVID-19: Porto Velho adere à campanha “Mega Vacinação” e intensifica imunização no fim de semana


Número de pessoas deve aumentar após mudança no intervalo das doses

Porto Velho, RO - A vacinação contra a covid-19 segue sendo intensificada pelo município de Porto Velho. No último fim de semana, a aplicação dos imunizantes ocorreu no Porto Velho Shopping, no sábado e domingo. A mobilização faz parte da campanha “Mega Vacinação”, anunciada pelo Ministério da Saúde.

A campanha busca reforçar a importância de concluir o ciclo vacinal com as duas doses. Na ação, também foram ofertadas as doses de reforço para todas as pessoas a partir dos 18 anos que tenham tomado a segunda aplicação há pelo menos 120 dias.

A Gerência de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) aguarda, para o final de novembro, um aumento substancial de pessoas aptas a receberem a dose de reforço.

Segundo a Semusa, a base diária de público que procura por vacinação no local é de 1.200 pessoas, incluindo o fim de semana. “Temos observado que as pessoas têm estado atentas ao prazo de intervalo entre a primeira e segunda dose e, com isso, elas buscam concluir o ciclo vacinal. O que demonstra um cenário positivo na imunização”, relata a enfermeira Deiziane Paranhas.


Kemely Martins garantiu a segunda dose durante a ação

A acadêmica Kemely Martins, de 23 anos, foi uma das que esteve na ação para garantir a segunda dose. Para ela, o ato de estar vacinada traz benefícios não somente para a sua saúde, como também para a saúde das pessoas próximas.

“Considero este momento uma vitória, porque tive perdas na minha família, pessoas que não tiveram oportunidade de receber a vacina. Com isso estou cumprindo o meu papel como cidadã, me imunizando por mim e por todos. Deixo aqui o meu alerta aos jovens, que venham se vacinar por eles e por suas famílias também”, afirma a acadêmica.

TERCEIRA DOSE

O público mais frequente para receber a dose de reforço são pessoas a partir dos 60 anos de idade. A expectativa é que esse cenário melhore com a mudança no intervalo da segunda dose.

“É de suma importância que as pessoas procurem esse reforço, visto que infelizmente os dados de casos de covid-19 tem aumentado. A vacina é um respaldo legal para a saúde da população e que está disponível pela prefeitura”, afirma a enfermeira Natane Santiago.


Maria Gonçalves garantiu a dose de reforço durante a ação

A dona de casa Maria Bento Gonçalves, de 65 anos, recebeu a dose de reforço. Para ela, mais uma dose de alívio e esperança. “É muito importante estarmos imunizados. Com a aplicação da terceira dose a gente fica até mais aliviado. Acredito que todos devem tomar a terceira dose da vacina, para estarmos protegidos dessa pandemia que ainda não acabou. E os jovens precisam ficar atentos para que não venham contrair esse vírus e nem levar para suas famílias. Enxergo daqui para frente, esperança para todos nós”, declarou.

A ação no Porto Velho Shopping envolveu cerca de 50 pessoas, entre profissionais da saúde, voluntários, 16 vacinadores, além da parceria com a Base Aérea. Para quem perdeu o cartão de vacina, o indicado é fazer um boletim de ocorrência e levar no ato da vacinação, acompanhado do cartão do SUS, CPF e documento com foto.

De segunda a sexta-feira, a população pode se vacinar contra a covid-19 na Escola do Legislativo, das 9h às 16h, e no Porto Velho Shopping, de segunda à sábado, das 14h às 19h. Nesta segunda, 15 unidades de saúde também estão em funcionamento com a vacinação, das 9h às 17h.

VACINÔMETRO

As ações estratégias da Prefeitura de Porto Velho têm impulsionado o processo de imunização, ultrapassando a marca de 658 mil doses aplicadas, conforme registro no Vacinômetro, pelo site da Prefeitura.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

SEGUNDA-FEIRA (22)


Escola do Legislativo
Endereço: rua Major Amarantes, 390, bairro Arigolândia
Horário: 9h às 16h

Porto Velho Shopping
Endereço: avenida Prefeito Chiquilito Erse com avenida Calama, bairro Flodoaldo Pontes Pinto
Horário: 14h às 19h

Unidade de Saúde Mariana
Endereço: rua Rosalina Gomes, 9870, bairro Mariana
Horário: 9h às 17h

Unidade de Saúde Pedacinho de Chão
Endereço: avenida Tiradentes, 3420, bairro Embratel
Horário: 9h às 17h

Unidade de Saúde Aponiã
Endereço: rua: Andreia, 5383, bairro Aponiã
Horário: 9h às 17h

Unidade de Saúde Caladinho
Endereço: rua Tancredo Neves, 4752, bairro Caladinho
Horário: 9h às 17h

Unidade de Saúde José Adelino
Endereço: rua Orion, 56, bairro Ulisses Guimarães
Horário: 9h às 17h

Unidade de Saúde Ronaldo Aragão
Endereço: Estrada do Belmonte, 2044, bairro Nacional
Horário: 9h às 17h

Unidade de Saúde Osvaldo Piana
Endereço: rua Campos Sales, 858, bairro Areal
Horário: 9h às 17h

Unidade de Saúde Renato Medeiros
Endereço: rua Magno Arsolino, 1456, bairro Cidade do Lobo
Horário: 9h às 17h

Unidade de Saúde Ernandes Índio
Local: avenida Mamoré, Bairro Esperança da Comunidade
Horário: 9h às 17h

Unidade de Saúde Agenor de Carvalho
Local: rua 10, s/n, Bairro Agenor de Carvalho
Horário: 9h às 17h

Unidade de Saúde Areal da Floresta
Local: rua Sepetiba, s/n, Bairro Floresta
Horário: 9h às 17h

Unidade de Saúde Santo Antônio
Local: Estrada do Santo Antônio, s/n, Bairro Triângulo
Horário: 9h às 17h

Unidade de Saúde São Sebastião
Local: rua Castro Alves, 5899, Bairro São Sebastião
Horário: 9h às 17h

Unidade de Saúde Vila Princesa
Local: BR 364, Bairro Vila Princesa
Horário: 9h às 17h

Unidade de Saúde Nova Floresta
Local: av. João Paulo I, s/n, Bairro Novo Horizonte
Horário: 9h às 17h

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem