CERTIFICAÇÃO: Idep recebe visita do representante da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação


CERTIFICAÇÃO: Idep recebe visita do representante da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação



Professor Paulo Wollinger explicou que o papel do Governo é estimular a oferta dos processos de certificação

Porto Velho, RO - Com o objetivo de compartilhar informações sobre as políticas de educação profissional atreladas ao desenvolvimento econômico e social, além dos investimentos do Governo de Rondônia na área, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) recebeu esta semana uma comitiva da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).


Visita à Escola Móvel de Panificação e Confeitaria

Durante o encontro foram apresentadas, dentre outras, as ações de inovação tecnológica do Governo, como o investimento nas Escolas Móveis – “Educação Sobre Rodas”; as metas a serem alcançadas no campo da Educação profissional para todo o Estado, com oferta de profissionalização em aulas presenciais e remotas, com cursos técnicos e de qualificação profissional, visando a empregabilidade e o empreendedorismo; e a orientação dos trabalhos de conclusão de curso dos alunos do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Docência para à Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT).

RE-SABER

Além disso, foi oportunizada aos servidores do Idep, e extensivo ao Conselho Estadual de Educação (CEE), uma palestra sobre o Sistema Nacional de Reconhecimento e Certificação de Saberes e Competências Profissionais (Re-Saber), que visa ofertar certificação profissional gratuita a trabalhadores que possuem conhecimento adquiridos ao longo da vida, fora do ambiente escolar formal, e podem receber documentação que comprove tal habilidade, de forma legalmente instituída no Brasil.

Na palestra, ministrada pelo professor Paulo Wollinger, representante do Setec/MEC, proferida no Salão Nobre Rosilda Shockness, no Palácio Rio Madeira, na quinta-feira (17), foi explanado que o papel do Governo nesta área é estimular as escolas técnicas e de educação profissional para ofertarem processos de certificação a partir dos cursos que já oferecem.


Palestra sobre Re-Saber aconteceu no Salão Nobre Rosilda Shockness, no PRM

“A certificação de competências profissionais é um ato educativo, porque reconhece uma pessoa como trabalhadora daquela área, por meio de um processo de avaliação. Então, a ideia do Re-Saber é que, a partir de uma demanda de profissionais com potencial de certificação, faz uma avaliação formal, baseada em projeto pedagógico de educação profissional aprovado por um colegiado”.

O professor detalhou que, no Brasil, existem certa de 30 milhões de trabalhadores que poderiam ser certificados, como qualificados, técnicos ou tecnólogos, portanto as escolas técnicas podem realizar essa ação, por meio dos professores daquelas áreas em que já formam profissionais.

“Educação por competência trata de conhecimentos, habilidades e atitudes. O fundamento da certificação por competências laborais é que é possível que alguém fazendo, aprenda tão bem a fazer, como alguém que estudou”, finalizou.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem