ASSISTÊNCIA SOCIAL: Programa "Mamãe Cheguei" contempla gestantes com um kit enxoval em Itapuã do Oeste


ASSISTÊNCIA SOCIAL: Programa "Mamãe Cheguei" contempla gestantes com um kit enxoval em Itapuã do Oeste



Em 2020 foram entregues 1.712 kits enxoval do “Mamãe Cheguei” e no primeiro semestre de 2021 foram 1.070

Porto Velho, RO - Por ocasião da 4ª Semana do Bebê 2021, realizada de 23 a 26 pela prefeitura de Itapuã do Oeste, o Governo de Rondônia entregou mais 11 kits enxoval do programa “Mamãe Cheguei” para gestantes cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico). Durante este ano, pelo menos 82 mulheres foram contempladas com o kit do programa coordenado pela Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas).

Na mesma solenidade de entrega, foi feita a troca de faixa do Bebê Prefeito 2020-2021, Emanuel Enoque Oliveira Martins para o Bebê Prefeito 2021-2022, Josué Alves da Silva, com 40 dias de nascido. Josué é filho de Carla Alves dos Santos Silva e José de Ribamar de Almeida da Silva. Além da faixa, ele recebeu certificado, a chave da prefeitura simbolicamente, fraldas descartáveis e um presente surpresa. Enquanto a família terá acompanhamento da Secretaria Municipal da Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), com o suporte necessário para o desenvolvimento da criança e o fortalecimento do vínculo familiar.


Bebê prefeito, Josué Alves da Silva, assume o cargo por um ano

Os requisitos para ser eleito Bebê Prefeito por um ano é ser beneficiário de algum serviço da política de assistência social no Cras, como Cadastro Único, Bolsa Família (Auxílio Brasil) e os programas “Mamãe Cheguei”, Criança Feliz e “Crescendo Bem”, que antes se chamava Criança Feliz+.

O programa “Mamãe Cheguei” tem como objetivo reduzir a mortalidade infantil por meio do fortalecimento do vínculo parental entre a gestante e o recém-nascido, o incentivo à realização do pré-natal e o fornecimento de kit enxoval contendo 19 itens, entre banheira, travesseiro, jogo de lençol, fraldas, kit pagão, macacões, camisetas, calças, meias, cueiros e toalha.

Com base no programa, as gestantes recebem orientações e informações sobre o aleitamento materno, parto, cuidados com o bebê, planejamento familiar, vacinas, doenças sexualmente transmissíveis, nutrição, entre outras. Em 2020 foram entregues 1.712 kits e no primeiro semestre de 2021 foram 1.070.

SÃO CARLOS

Nesta semana, a Seas iniciou a entrega de kits enxoval no distrito de São Carlos, região de Porto Velho, onde pelo menos 12 mulheres grávidas, previamente cadastradas, estão sendo beneficiadas; e outras três gestantes de comunidades do entorno, totalizando 15 kits entregues nesta segunda-feira (29).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem