SENAF: Cooperativas de agricultores familiares e de indígenas de Rondônia recebem certificação inédita do Mapa


SENAF: Cooperativas de agricultores familiares e de indígenas de Rondônia recebem certificação inédita do Mapa



Secretário da agricultura familiar e cooperativismo do Mapa exalta trabalho dos empregados da Emater

Porto Velho, RO - O Governo de Rondônia participa, nesta quinta-feira (7), da entrega do Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para a Cooperativa Agropecuária e Florestal do Projeto Reca (Cooper Reca), em Nova Califórnia, distrito de Porto Velho, e aos indígenas do povo Suruí, em Cacoal.

O selo Senaf foi criado para identificar, promover e dar maior visibilidade aos produtos da Agricultura Familiar, tanto nos mercados interno, quanto de exportação. Os agricultores filiados à Cooper Reca e os indígenas Suruí agora terão seus produtos agrícolas certificados com o Selo.

Com a certificação os produtos do Reca, que já são conhecidos nacionalmente e também no exterior como ambientalmente corretos, agora passam a ser reconhecidos como socialmente justos, por serem produzidos por pequenos proprietários rurais dedicados à agricultura, apenas com mão obra familiar.

A comitiva que fará a entrega da certificação será chefiada pelo secretário Marcio Halum, do Ministério da Agricultura. Luciano Brandão, presidente da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO) será o representante estadual. O superintendente de agricultura no Estado, Valterlins Calaça, e o presidente da Organização das Cooperativas de Rondônia (OCB), Salatiel Rodrigues, também estarão presentes para entregar o selo Senaf à diretoria da Cooper Reca.

Após a solenidade de entrega do selo Senaf, à diretoria da Cooper Reca, a comitiva oficial seguirá para o município de Cacoal onde entregará o selo aos agricultores da Cooperativa de Produção e Desenvolvimento do Povo Indígena Paiter Suruí (Copaiter). A certificação é inédita para agricultura familiar indígena, sendo um reconhecimento do Ministério da Agricultura ao trabalho de excelência realizado por eles, inclusive na produção de café robusta amazônico.

Nesta quarta-feira (6), o secretário Cesar Halum, da SAF, destacou e agradeceu ao trabalho da assistência técnica e extensão rural prestado pelos empregados da Emater-RO aos agricultores familiares.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem