PREVENÇÃO: Campanha Outubro Rosa tem orientações sobre saúde e atividades no Parque Jardim das Mangueiras


PREVENÇÃO: Campanha Outubro Rosa tem orientações sobre saúde e atividades no Parque Jardim das Mangueiras



Ação no Parque vai contar atividades físicas guiadas e vacina contra HPV

Porto Velho, RO - A abertura oficial da campanha Outubro Rosa, em Porto Velho, acontecerá às 9h do dia 13 deste mês, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), na rua Campos Sales, centro. No mesmo dia, outra programação será feita no Parque Jardim das Mangueiras (Skate Park), no bairro Cuniã.

A segunda parte do evento, no Parque Jardim das Mangueiras, incluirá, além de serviços relacionados à promoção da saúde, atividades físicas guiadas, vacina contra HPV e sorteio para adolescentes que aderirem à vacinação.

Outras atividades acontecerão em unidades de saúde e espaços públicos, onde também haverá conscientização para a prevenção e tratamento do câncer de mama.

Para o dia 21 está programado o Café Outubro Rosa, que será oferecido às servidoras da Semusa, no prédio da secretaria. Três consultórios serão instalados para atendimento médico.

Serviços de promoção à saúde também acontecerão na sede social do Sindeprof, o sindicato dos servidores públicos do município, no dia 23, das 9h às 12h.

O encerramento da programação do Outubro Rosa está marcado para o dia 29, às 16h, no Espaço Alternativo, com atividades voltadas para o público feminino e, também, para o masculino, iniciando a campanha Novembro Azul. Haverá serviços como vacinas, teste rápido, verificação de pressão arterial e glicemia.

SERVIÇOS



Para ter acesso aos serviços, basta procurar uma unidade de saúde

A Prefeitura de Porto Velho oferece, regularmente, como parte da atenção básica em saúde, coleta de material para exame preventivo, exame clínico das mamas e encaminhamento para ultrassom e mamografia. Para ter acesso aos serviços, basta procurar a unidade mais próxima da sua residência.

Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas.

O exame das mamas é realizado por médico ou enfermeiro treinado para essa atividade. Neste exame poderão ser identificadas alterações nas mesmas. Se for necessário, será indicado um exame mais específico, como a mamografia.

RISCO

Se uma pessoa da família – principalmente a mãe, irmã ou filha – teve a doença antes dos 50 anos, a mulher tem mais chance de ter um câncer de mama. Quem já teve câncer em uma das mamas ou câncer de ovário, em qualquer idade, também deve ficar atenta. Quanto mais cedo for diagnosticado, maiores as possibilidades de sucesso no tratamento.

O Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, para compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem